Conta Loios

associativismo

Barreiro - Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário
distinguida com o prémio Fidelidade Comunidade

Barreiro - Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário<br />
 distinguida com o prémio Fidelidade ComunidadeAssociação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário distinguida com o prémio Fidelidade Comunidade
A associação com sede no Barreiro apresenta, este domingo, no Cine Clube, o primeiro filme no Ciclo Documental “Saúde Mental e Educação”

A Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário (APDC - Psi.Brr), entidade sem fins lucrativos com sede no Barreiro e activa também em Alcochete e Setúbal, foi ontem distinguida com o prémio Fidelidade Comunidade, tendo sido uma das 17 premiadas a nível nacional num universo de mais de 500 candidaturas.

A APDC tem dois anos de vida, mas trabalho reconhecido ao nível da intervenção comunitária. Além da sua missão de investigação e formação na área da psicologia, a APDC é uma entidade especializada na prestação de cuidados de saúde mental, dispondo de três clínicas sociais auto-sustentáveis que servem hoje 300 pessoas em Alcochete, Barreiro e Setúbal. Com o apoio do prémio Fidelidade Comunidade a Associação criará um Centro de Saúde Mental, em Alcochete, replicando o modelo testado nas clínicas sociais, expandindo-o para poder chegar a mais pessoas e incluir mais especialidades como, por exemplo, terapias para crianças com necessidades educativas especiais.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai, assim, permitir o acesso a cuidados de saúde mental para pessoas com psicopatologia, perturbações da personalidade e necessidades educativas especiais, acesso a cuidados de saúde mental não supridos pelo SNS e redes sociais, através de um modelo de intervenção comunitária reconhecido internacionalmente.

Entretanto, este domingo, dia 19, tem início o Ciclo de Cinema Documental “Saúde Mental e Educação”, promovido pela APDC e Cine Clube do Barreiro, com a exibição do filme “Photomaton – Retratos de João dos Santos”, um documentário que retrata a vida deste pioneiro na intervenção social em saúde mental no país e fonte de inspiração para o trabalho desta Associação.

A sessão é de entrada gratuita, e realiza-se às 16h00 no Cine Clube do Barreiro.

15.05.2019 - 18:59

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.