Conta Loios

associativismo

Setúbal - 96º aniversário do CNE Corpo Nacional de Escutas
Cristo Rei em Almada recebe este ano as comemorações

Setúbal -  96º aniversário do CNE Corpo Nacional de Escutas<br />
Cristo Rei em Almada recebe este ano as comemorações Dia 25 de maio, entre as 10 e as 22 horas, milhares de escuteiros de todos os pontos do país reúnem-se em atividades próprias do escutismo, como forma de celebrar mais um aniversário do maior movimento de jovens em Portugal e no Mundo.

O CNE tem hoje um ativo de 73.000 elementos, mais de 1.100 agrupamentos entre o Continente, a Madeira e Açores e ainda Suíça e Macau.

Fundado em 1923, em Braga, atravessou a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Colonial, sempre formando jovens numa ótica de agirem em função do objetivo maior de deixar um mundo um pouco melhor.
Resistiu ao movimento de fusão dos movimentos jovens na Mocidade Portuguesa, mantendo atividade e independência e teve sempre papel ativo nas comunidades onde se integra.

O CNE intervém sempre nas necessidades sociais do país, desde catástrofes, como o terramoto de 69 ou os grandes e cíclicos incêndios, a formação e prevenção de que se destacam ações de reflorestação e vigilância florestal.
A limpeza das praias, a guerra ao plástico ou ainda a preocupação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são bandeiras do movimento um pouco por toda a parte.

O modelo de educação não formal do Escutismo tem como base a patrulha, (grupo de 4 a 8 crianças ou jovens) que crescem a trabalhar em grupo, de uma forma interdependente e no mais profundo respeito por cada um e pelo todo. Sendo apenas um dos sete fatores do processo pedagógico, é fator diferenciador nos perfis destes jovens quando se apresentam ao mercado do trabalho.

Um aniversário especial, celebrado de uma forma única

Este ano, ano em que decorrem as comemorações do Centenário dos Caminheiros (jovens entre os 18 e os 22 anos), o Rayde100, atividade que percorre todo o perímetro do país desde 27 de janeiro, em Manteigas, até 14 de agosto, em Aveiro, vai partir da região de Setúbal para a Região de Lisboa a partir do local das comemorações do aniversário.

A Marinha Portuguesa alia-se a esta atividade recebendo e transportando a Luz da Paz de Belém, o maior testemunho desta atividade, recolhida na gruta da Natividade em Belém a 15 de dezembro, e mantida acesa por todos os milhares de escuteiros que ao longo deste percurso a foram transportando.
Este momento de comemoração é também a primeira de muitas preparações para a participação dos escuteiros na Jornada Mundial da Juventude e para a comemoração maior do centenário do CNE.

Programa

Dia 24 (sexta-feira):

22h00 – “ALL READY SCOUT!” Conferência com a presença confirmada de Margarida Pinto Correia, João Paulo Feijó, Hugo Carvalho (Conselho Nacional de Juventude), Joana Clemente (Helpo)

Dia 25 (sábado):

10h00 – Inicio dos Jogos de Cidade
16h00 – Cerimónia protocolar
18h30 – Eucaristia (Santuário Cristo Rei)
19h30 - Receção FOSE – Friends of Scouting in Europe
21h00 – Festa de Encerramento (Santuário Cristo Rei)
21h30 – Saída da chama do Centenário do Alfeite para Lisboa

21.05.2019 - 14:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.