Conta Loios

associativismo

Barreiro - No Mercado Mensal de Coina
Rastreio gratuito da Diabetes Tipo 2

Barreiro - No Mercado Mensal de Coina <br />
Rastreio gratuito da Diabetes Tipo 2O Rotary Club do Barreiro no passado domingo dia 19 de Maio, promoveu no Mercado Mensal de Coina, uma ação gratuita de RASTREIO DA DIABETES TIPO 2, com a participação de médicos, enfermeiros e membros do clube.

O objectivo era sensibilizar para o problema da diabetes tipo 2, e aconselhar para um comportamento regrado da alimentação, e a pratica de exercício físico moderado e diário.

A ação decorreu com o convite a todas as pessoas que se encontravam nesse mercado sendo rastreadas 94 pessoas, 53 do sexo masculino e 41 do sexo feminino, a média de idades foi de 64 anos.

Dos rastreados, foram feitos 3 diagnósticos de Diabetes inaugural ( pessoas que desconheciam ter essa doença), fazendo a ressalva que o diagnóstico de Diabetes apenas pode ser feito se a glicemia for acima de 200 e o utente apresentar sintomas típicos de polidipsia, poliúria e polifagia).

15 pessoas apresentavam glicemias entre os 140 - 199, ou seja glicémias intermédias, que podem ser sugestivas de pré-diabetes. Não podemos dizer que fizemos diagnóstico de pré-diabetes porque o diagnostico não pode ser feito desta forma, mas são glicemias alteradas e altamente sugestivas.

10 pessoas foram rotuladas com diabetes, alguns já eram conhecidos como diabéticos apresentando glicémias acima de 200.

Todas as participações médicas foram efectuadas por profissionais de forma gratuita, e os instrumentos utilizados nas análises foram gentilmente cedidos por farmácias do nosso concelho.

22.05.2019 - 00:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.