Conta Loios

associativismo

Na Torre da Marinha - Seixal
Plenário regional de escuteiros da Fraternidade Nuno Álvares

Na Torre da Marinha - Seixal<br />
Plenário regional de escuteiros da Fraternidade Nuno Álvares Sábado, 01 de agosto, os escuteiros adultos da Fraternidade Nuno Álvares - Região de Setúbal encontraram-se em Conselho para discutir e aprovar relatório e contas referentes ao ano 2019, assim como delinear as atividades regionais nos próximos meses.

No mesmo dia em que mundialmente se celebra o "Scout Scarf Day" (Dia do Lenço Escuteiro), com vista à mística de "Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre!", os associados da Fraternidade chegaram às instalações da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Torre da Marinha (Seixal) para mais uma reunião anual que permitiu avaliar o decurso das suas atividades anuais.

Cumprindo as diretrizes de contingência sanitária, logo pelas 09h30 da manhã, apresentaram-se os vários núcleos da Península de Setúbal: Baixa da Banheira, Arrentela, Corroios, Montijo, Vale de Milhaços, Camarinha, Moita, Setúbal, Sesimbra, e Santo André-Barreiro.

O objetivo foi simples. Saber o que se fez, quem fez, como e quando, avaliar os prós e contras e, no fim, perceber se os mesmos foram alcançados ou não. No que respeita ao futuro, e estando na reta final de um mandato iniciado em 2017, a Região de Setúbal dará início ao processo eleitoral em novembro, com o convite aos escuteiros adultos para apresentarem listas e assim escrutinar as equipas de presidência e conselho fiscal. Na agenda, estão também algumas atividades de radioamadorismo, em articulação com o Departamento Nacional de Proteção Civil, e ainda a reflorestação de Tortosendo, na Serra da Estrela, território fustigado pelos incêndios nos últimos anos e cuja ação ambiental está triangulada com os escuteiros adultos da Região da Guarda e autoridades florestais locais.

Todos estes passos marcam a vida democrática dos escuteiros de lenço castanho que aos poucos cumprem as suas promessas por terras entre Tejo e Sado. Uns são menos jovens que outros - as máscaras escondiam as idades -, mas todos mostravam uma boa vontade de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram.


Fraternidade Nuno Álvares
Núcleo de Santo André-Barreiro

01.08.2020 - 12:12

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.