Conta Loios

associativismo

Barreiro – Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros»
Assinala hoje dia 7 de agosto 150 anos de vida

Barreiro – Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros»<br>
Assinala hoje dia 7 de agosto 150 anos de vida<br>
A Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros» assinala hoje, dia 7 de Agosto, os seus 150 anos de vida.

Uma associação cuja história é indissociável da história da comunidade barreirense. Uma história viva, uma história dinâmica, uma história com páginas inscritas na história de Portugal.

A primeira colectividade do concelho do Barreiro foi a Sociedade Filarmónica Barreirense, fundada em 1848.
Esta filarmónica no ano de 1870, sofreu uma cisão que deu origem a duas novas colectividades - a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, cujos membros eram politicamente identificados com o Partido Progressista, e, também à Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, cujos membros eram politicamente ligados ao Partido Regenerador.

Os membros da SIRB «Os Penicheiros», ao longo dos anos foram estabelecendo ligações politicas aos sectores republicanos da esquerda revolucionária.
A banda da SIRB «Os Penicheiros» foi a primeira banda a tocar a «Internacional», em Portugal, no decorrer das comemorações do 1º de Maio, em Setúbal.

Após o 25 de Abril foram derrubadas paredes na Biblioteca da SIRB »Os Penicheiros» donde foram retirados livros proibidos pelo regime fascista. Existe nos arquivos da RTP uma reportagem deste acontecimento, registada por Augusto Cabrita.
A SIRB «Os Penicheiros», neste ano que comemora os seus 150 anos de vida, mantém viva a sua actividade no coração do Barreiro Velho, no «Largo Casal». O seu bar é um ponto de encontro da juventude barreirense.
Recordes-se que o edifício sede da SIRB foi projectado pelo arquitecto barreirense Joaquim Cabeça Padrão.

Este ano a Câmara Municipal do Barreiro deliberou atribuir à SIRB «Os Penicheiros» - Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros» o galardão «Barreiro Reconhecido 2020», na área do «Associativismo, Intervenção Social e Multiculturalidade».

07.08.2020 - 09:23

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.