Conta Loios

associativismo

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal
Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo

Associação NÓS abrangida por apoio da IKEA Portugal<br />
Cerca de 200 crianças receberam brinquedos e materiais de estudo «Vamos brincar e aprender» foi o ‘desafio’ lançado pela IKEA a 10 mil crianças de todo o país, com a oferta de 76 mil artigos incluindo brinquedos e materiais de estudo. A NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente foi uma das instituições da Península de Setúbal já abrangidas por esta ação da IKEA Portugal, inserida na estratégia de apoio comunitário desta empresa de origem sueca em resposta à crise COVID-19.

A entrega de kits de brinquedos e diferentes materiais didáticos tem estado a decorrer durante o verão de 2020, permitindo aos mais novos começar a preparar o próximo ano letivo. No Barreiro, 170 crianças do seio de famílias apoiadas no âmbito do Protocolo do Rendimento Social de Inserção da Associação NÓS, com idades entre os 6 e os 10 anos, foram contempladas com esta oferta.

O projeto «Vamos brincar e aprender» surge como a segunda fase da estratégia da IKEA Portugal que se traduz num apoio comunitário face à atual pandemia, agora focada em crianças, com idades entre 0 e os 10 anos, que se encontram em situações familiares vulneráveis. A primeira resposta de apoio da IKEA no nosso país surgiu sob a forma de donativos às entidades que combatem a epidemia na linha da frente e aos grupos de risco mais vulneráveis ao novo coronavírus SARS-COV-2.

“Temos consciência de que, nesta fase, as famílias que vivem no limiar da pobreza em Portugal estão numa situação ainda mais complicada. Muitas vezes com várias crianças em casa, sem as condições ideais para elas brincarem, aprenderem e se desenvolverem. E é precisamente esse o foco da IKEA Portugal com este projeto, proporcionar momentos de brincadeira a estas crianças, por um lado, e também permitir aos mais velhos que tenham acesso a melhores condições de estudo”, explica Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA.

A seleção e o envio dos kits têm sido realizados em parceria com mais de 80 instituições de solidariedade social que, ao atuarem no apoio direto a famílias, conseguem identificar as que agora se encontram com maiores dificuldades financeiras. A NÓS foi a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da Península de Setúbal que a IKEA Portugal visitou com vista a entregar diretamente esta oferta a várias crianças que perderam as atividades escolares e, com isso, a possibilidade de terem as condições mínimas para brincar e estudar.

“Agradecemos a oportunidade de, através da Associação NÓS, o projeto «Vamos brincar e aprender» chegar a crianças acompanhadas pela nossa instituição, no âmbito do Protocolo do Rendimento Social de Inserção, proporcionando-lhes o acesso a alguns brinquedos, materiais didáticos e materiais de apoio ao estudo”, frisa Paula Encarnação, coordenadora desta resposta social da NÓS.

Segundo a responsável e a própria Direção da NÓS, representada pelo diretor Humberto Candeias, iniciativas como estas são de felicitar ao contribuírem, de facto, para “minimizar algumas das necessidades sentidas por estas famílias numa fase tão desafiante como aquela com que nos deparamos”.

09.09.2020 - 00:10

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.