Conta Loios

associativismo

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
SNS reconhecimento internacional da qualidade dos serviços prestados
41º Aniversario do SNS

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro<br />
SNS reconhecimento internacional da qualidade dos serviços prestados<br />
41º Aniversario do SNS A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro saúda o Serviço Nacional de Saúde e quem todos os dias trabalha para o
melhorar.
Reivindica a contratação de mais profissionais de saúde que corresponda às necessidades do Barreiro e do país.

“No dia 15 de setembro de 1979 foi publicada, em Diário da República, a Lei nº 56/79 que criou o Serviço Nacional de Saúde (SNS), concretizando o direito à proteção da saúde, a prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição”.

Uma das maiores conquistas de Abril, o SNS possibilitou a melhoria de inúmeros indicadores de saúde da população portuguesa: a descida das taxas de internamento, a difusão de cuidados saúde primários, o aumento da esperança de vida e a diminuição da mortalidade infantil.

Apesar das enormes ganhos e do reconhecimento internacional da qualidade dos serviços prestados e do trabalho dos nossos
profissionais de saúde, a nível nacional o SNS tem sofrido constantes ataques ao longo destas quatro décadas:

desinvestimentos, seguidos de parcerias público-privadas que sangram dinheiro público para entidades privadas que não respondem às necessidades da população;

encerramento de especialidades, de Unidades de Saúde Familiares, de serviços em Hospitais, etc. Sabemos e sentimos que estas medidas condicionam a prestação e o acesso universal e gratuito aos cuidados de saúde: e não o podemos permitir.
Sabemos hoje, ao fim de seis meses de pandemia, que o SNS foi e será sempre a primeira frente desta luta. Sabemos hoje que não basta fazer juras de amor e bater palmas ao SNS; mais do que nunca exige-se que lutemos por mais e melhores cuidados de saúde, que reivindiquemos um investimento sério e sem bloqueios para fazer face às necessidades do SNS, que lutemos ao lado dos profissionais de saúde quando estes exigem o efetivar de melhores condições de trabalho. Sabemos hoje que o Artigo 64.º da Constituição da República Portuguesa - “1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover” -, além de atual, continua urgente.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro saúda o Serviço Nacional de Saúde e quem todos os dias trabalha para o melhorar. Reivindicamos a contratação de mais profissionais de saúde que corresponda às necessidades do Barreiro e do país, assim como o investimento na melhoria e expansão dos serviços de saúde, de forma a possibilitar uma maior e melhor prestação de cuidados de saúde primários e de proximidade.

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
15 de setembro de 2020

15.09.2020 - 18:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.