Conta Loios

associativismo

Barreiro - Projeto «Eco-Desafio» vai permitir poupança de milhares de euros ao CATICA
Instalados 12 painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo

Barreiro - Projeto «Eco-Desafio» vai permitir poupança de milhares de euros ao CATICA<br />
Instalados 12 painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo Segundo o vereador Bruno Vitorino, responsável por esta área, em menos de três anos o investimento fica pago, continuando essa poupança por mais 17 anos, tendo com em conta a durabilidade média deste equipamento.

Este apoio dado pela DSAEE, vai permitir à instituição uma redução da fatura energética em 16 por cento, ou seja, uma poupança de mais de 1800 euros/ano.

O CATICA, na freguesia de Coina, é a mais recente instituição social a ser intervencionada no âmbito do “Eco-Desafio”. Este projeto, promovido pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética (DSAEE) da Câmara Municipal do Barreiro, tem como objetivo apoiar as instituições do concelho para se tornarem mais sustentáveis, mais eficientes em termos energéticos, contribuindo para a poupança económica e reduzindo as emissões para a atmosfera.

No CATICA foram instalados 12 painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo. A energia produzida pelos painéis solares é a que está a ser utilizada durante o dia, reduzindo o consumo da energia da rede, poupando-se na fatura da luz.

Segundo o vereador Bruno Vitorino, responsável por esta área, em menos de três anos o investimento fica pago, continuando essa poupança por mais 17 anos, tendo com em conta a durabilidade média deste equipamento.

Este apoio dado pela DSAEE, vai permitir à instituição uma redução da fatura energética em 16 por cento, ou seja, uma poupança de mais de 1800 euros/ano.

“Com um investimento de 5 mil euros, o CATICA vai poupar nos próximos 10 anos, perto de 20 mil euros, o que trará ganhos acrescidos para a instituição”, acrescenta Bruno Vitorino.

O Tenente Coronel, Aníbal Manuel de Jesus Cristão, presidente da Direção do Centro de Assistência à Terceira Idade de Coina e Arredores (CATICA), sublinha que este é um projeto que se insere nos objetivos da instituição, ajudando na redução das despesas fixas mensais, tornando-a mais sustentável financeira e ambientalmente.

13.10.2020 - 12:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.