Conta Loios

associativismo

União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo
Distinguida com Prémio Saúde Sustentável

União Mutualista Nossa Senhora da Conceição do Montijo <br />
Distinguida com Prémio Saúde Sustentável Os Prémios Saúde Sustentável, conheceram esta semana a edição especial 2020, sob o tema Boas Práticas em Contexto Covid-19.

Entre um conjunto alargado de entidades de reconhecido mérito, a UMNSC foi agraciada com uma Menção Honrosa pelo seu projeto Box das Emoções, uma das medidas inovadoras implementadas pela mutualista do Montijo para fazer face à pandemia.

O objetivo da criação da Box das Emoções no lar da UMNSC do Montijo foi o de permitir o reencontro entre os utentes e as suas famílias, num ambiente totalmente seguro e sem risco de contágio para os utentes.

O projeto Box das Emoções visou, objetivamente, dar resposta à deterioração do quadro emocional que começou a ser apresentado pelos utentes do lar, uma vez que se viram privados do contacto regular com os seus familiares, devido à interrupção das visitas ao lar impostas pelos estados de exceção e pelas medidas de contingência adotadas pela UMNSC.

O conselho de administração da Associação Mutualista do Montijo, em parceria com uma empresa local, encontrou uma solução para dar resposta a esse problema e assim surgiu a Box das Emoções.

A Box das Emoções foi simbolicamente inaugurada no dia 3 de Maio de 2020, Dia da Mãe, permitindo, assim, que algumas mães, e a partir desse dia todos os utentes, pudessem voltar ao contacto e ao regime de visitas regulares com os seus familiares.

A Box das Emoções confirmou-se eficaz para os fins definidos e as visitas foram, desde logo, um sucesso absoluto. Logo na data da inauguração a comunicação social e as televisões puderam mostrar a todo o país como o Dia da Mãe estava a ser diferente no lar da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, dando nota da solução inovadora que se tinha encontrado para reativar as visitas aos utentes do lar, num período em que a restrição das visitas aos lares não tinha sido ainda levantada pela DGS.

O projeto chamou à atenção, não só pela imprensa nacional, mas também de agências noticiosas internacionais, como a Reuters e a Associated Press, que levaram esta ideia inovadora implementada pela UMNSC a dezenas de países de vários continentes.

Este novo equipamento, disponível 7 dias por semana, permitiu já a realização de largas centenas de visitas entre familiares e utentes do lar, desde maio até à atualidade.
Projeto que agora valeu à Associação Mutualista do Montijo o reconhecimento entre as Boas Práticas em Contexto Covid-19, no âmbito dos Prémios Saúde Sustentável.






Pedro Santos e Patrícia Soares, elementos do CA da Mutualista do Montijo, que representaram a instituição na cerimónia de atribuição dos Prémios Saúde Sustentável, receberam com grande entusiasmo este reconhecimento e consideram que "o prémio surge como resultado do esforço e empenho que toda a equipa desta valência."

Esforço que, reconhecem, "é empreendido por todos na instituição, procurando sempre colocar todo o rigor possível na execução do seu trabalho e tentando sempre adaptar a prestação dos serviços às contingências existentes e ao contexto particular vivido em cada uma das valências desenvolvidas pela União Mutualista Nossa Senhora da Conceição"

29.10.2020 - 18:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.