Conta Loios

associativismo

Barreiro - Programa Bairros Saudáveis - UNIR COMUNIDADES – Cidade Sol
A RUMO com uma estreita ligação ao território no âmbito de diversas intervenções

Barreiro - Programa Bairros Saudáveis - UNIR COMUNIDADES – Cidade Sol <br />
A RUMO com uma estreita ligação ao território no âmbito de diversas intervenções<br />
Foi com extremo agrado, que a RUMO assumiu o desafio de desenvolver uma candidatura no âmbito dos Bairros Saudáveis, programa que visa dinamizar parcerias e intervenções locais de promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades territoriais. Neste caso, o projeto focou essencialmente a sua intervenção no território da Cidade de Sol situado na freguesia de Santo António da Charneca.

O projeto UNIR COMUNIDADES esteve entre os 752 admitidos, sendo que obteve uma pontuação de 86 na lista final de classificação, ficando entre os 242 projetos financiados.

A Rumo contou o precioso envolvimento das seguintes entidades parceiras: Câmara Municipal do Barreiro; Junta de Freguesia de Santo António da Charneca; ACES Arco Ribeirinho; Agrupamento de Escola de Santo António da Charneca; Centro Social de Santo António e o Centro de Assistência à Terceira Idade de Coina e Arredores.

Em termos genéricos, pretende-se promover o desenvolvimento de uma intervenção local de promoção da saúde (COVID19) e o aumento da qualidade de vida da comunidade em termos sociais, ambientais e urbanísticos, em estreita parceria com as autarquias, organizações sociais, autoridade de saúde e comunidade escolar. A participação ativa dos membros da comunidade foi fator preponderante para o desenvolvimento do projeto “Unir Comunidades”, promovendo se a inclusão social, capacitação e a igualdade de oportunidades.

Especificamente irão desenvolver-se ações de sensibilização sobre a temática da COVID 19 e outras doenças de notificação obrigatória em articulação com a ACES AR; comunidade escolar; organizações sociais e autarquias.

Outra ação visa promover a requalificação e dinamização da “Casa da Cidadania” multiserviços (re)branding,através da melhoria da fachada exterior, zona envolvente e condições interiores. Prevê-se que este seja um espaço neutro e aberto à comunidade, polivalente e com funcionalidade de multiserviços, que permite o desenvolvimento de algumas das atividades previstas nesta candidatura. Diversas organizações sociais irão desenvolver atividades neste local, bem como a dinamização do Fórum Desenvolvimento Territorial e de Mediação; grupos desportivos/ ou outros.

De acordo com as reuniões prévias com a comunidade, percebeu-se também a necessidade de implementação de um Parque (s) de Merendas/Fogareiro (s) Comunitário (s) Partilhado (s). Prevê se a intervenção e requalificação do espaço público comum, de forma a revitalizar a área junto das habitações sociais, onde existem inúmeros riscos associados à saúde pública.

O projeto visa igualmente a promoção da prática desportiva, com o propósito de envolver crianças e jovens da comunidade, potenciando a inclusão social. Esta iniciativa desportiva revela se estruturante para a inclusão das pessoas com as mais variadas origens culturais e étnicas.

Finalmente, a proposta passa igualmente pelo desenvolvimento da criação de um Fórum Local para o Desenvolvimento Territorial e de Mediação, constituído pela comunidade em geral, com o propósito de verem ser debatidas as necessidades da comunidade. Promove se assim, um espaço de partilha e de reflexão conjuntos, de modo a que todos tenham um sentimento de pertença, onde o trabalho colaborativo é essencial para a promoção da mudança. Este Fórum Local, deverá ser composto pelas várias pessoas com origens diversas, quer geográficas, culturais e étnicas

Fonte - RUMO

15.05.2021 - 21:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.