Conta Loios

associativismo

Labic - Laboratório de Inovação Comunitária no Barreiro Velho
«Hoje é o 1º dia do resto do teu bairro» o primeiro evento público

Labic - Laboratório de Inovação Comunitária no Barreiro Velho<br />
«Hoje é o 1º dia do resto do teu bairro» o primeiro evento público No sábado, dia 5 de Junho, realizou-se o primeiro evento público do LABIC- Laboratório de Inovação Comunitária, no âmbito do qual o coletivo MOLA preparou uma surpresa para a comunidade do Barreiro Velho.

"Hoje é o 1º dia do resto do teu bairro" foi o lema do que proporcionou a oportunidade de conversar com moradores do bairro e iniciar a primeira fase do projeto - o Mapa do Comuns.

O Mapa do Comuns pretende dar a conhecer as dinâmicas existentes no bairro, os saberes, culturas, competências locais e valorizar as memórias que constroem a identidade de um lugar.
Mapear essa diversidade nos ajuda a construir uma visão comum de futuro. O Mapa dos Comuns é um instrumento que permite chegar a essa compreensão, por meio da escuta, do diálogo e da colaboração.

LABIC agradece a todos os moradores, parceiros e curiosos que estiveram presentes no evento "Hoje é o 1º dia do resto do teu bairro". Aos artistas barreirenses e do Seixal que trouxeram música e alegria a este evento, um grande obrigado.
A fotografia divulgadas é do Clube de Fotógrafos do Barreiro, parceiros, que têm partilhado com o LABIC, o seu olhar sobre o Barreiro Velho.

De referir que esta iniciativa insere-se no projecto «Bairros Saudáveis» que durante um ano vai dinamizar um projecto que visa desenvolver actividades no Barreiro Velho, com o obectivo de pensar coletivamente o bem comum.

Os Parceiros do LABIC são os seguintes: Ativa Lab; Associação NÓS; Município do Barreiro; União das Freguesias de Barreiro e Lavradio; MOLA; Clube de Fotógrafos do Barreiro; Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Augusto Sousa, Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, ARSLVT; Agarrar Exemplos e Social Tech Makers.

Sobre o LABIC

O Labic é um laboratório de inovação comunitária localizado no Barreiro Velho, destinado à participação cidadã, aprendizagem coletiva e produção colaborativa de projetos que tenham como objetivo melhorar a vida em comum no bairro.

Numa perspectiva inclusiva, independentemente das convicções políticas, religiões, etnias ou culturas, pretende-se trabalhar ativamente e colaborativamente com os residentes e uma rede de parcerias - públicas, privadas ou cidadãs - na criação de soluções que combatam a degradação do espaço público, promovam a higiene urbana no bairro, e contribuam para a coesão comunitária

Fonte _ Página facebook LABIC

07.06.2021 - 13:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.