Conta Loios

associativismo

Quinta do Álamo, Seixal
Escuteiros Adultos de Santo André - Barreiro participam no IV Acampamento Regional da FNA

Quinta do Álamo, Seixal<br />
Escuteiros Adultos de Santo André - Barreiro participam no IV Acampamento Regional da FNA Para celebrar o quinquagésimo aniversário da Região de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares, os escuteiros adultos acamparam na Quinta do Álamo, de 3 a 5 de Setembro, sob o lema “Unir, Superar e Fortalecer”.

Três dias de festa na Quinta do Álamo, no concelho do Seixal. Dias 03, 04 e 05 de Setembro. A região de Setúbal da Fraternidade Nuno Álvares comemorou cinquenta anos de vida e, nada mais, nada menos, que um acampamento para festejar tamanha solenidade. Após dois anos de contingências, distanciamentos, isolamentos já era tempo de voltarmos ao activo. Ou pelo menos no que nos foi possível. Afinal, ainda há que manter a prudência e continuar a respeitar as recomendações das autoridades.

Três dias de jogos em acampamento e em contacto com a Natureza. Vivendo a mística do patrono Nuno Álvares Pereira, o núcleo de Santo André-Barreiro apresentou-se com o seu melhor fato de cavaleiro medieval. Cada escuteiro fez o seu recorrendo a materiais recicláveis. Caricas, garrafas plásticas, embalagens de comidas, tudo serviu para construir capacetes, escudos, lanças, espadas, etc.
E depois, a competição entre os nove núcleos presentes, oriundos de toda a Península de Setúbal, desde a Arrentela ao Montijo, desde a Baixa da Banheira a Vale de Milhaços, desde Sesimbra a Pinhal de Frades, ou desde o Barreiro a Setúbal. No fim, risos e muita alegria. Numa associação que conta com uma média de idades à volta dos sessenta anos, este tipo de jogos é mais do que necessário. E fazia falta. Tem sido demasiado tempo sem acampar.

Cinquenta anos de serviço, também. Se o lema do acampamento-aniversário foi “Unir, Superar, Fortalecer”, os escuteiros adultos da região de Setúbal aplicaram-no a servir a comunidade. Pudemos reabilitar uma grande arena e melhorar todas as infraestruturas no Centro de Atividades da Quinta do Álamo. D. José de Ornelas, Bispo de Setúbal, celebrando a Eucaristia no último dia, agradeceu o trabalho da Fraternidade Nuno Álvares nesta metade de século, ainda antes da criação da Diocese de Setúbal.

Por fim, dizer que a fotografia fala por si. Saímos deste Acampamento Regional mais felizes e mais motivados. Retomámos as actividades e o contacto com outros núcleos. E isso é que importa, porque “uma vez escuteiro, escuteiro para sempre!”.

Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo de Santo André-Barreiro
Foto: Ricardo Escada

05.09.2021 - 21:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.