Conta Loios

associativismo

Santo André – Barreiro
Grupo de escuteiros espanhóis da Cantábria visita a freguesia de Santo André

Santo André – Barreiro<br />
Grupo de escuteiros espanhóis da Cantábria visita a freguesia de Santo André O clã do Grupo 526 Montaraz, da cidade de Santander, integrado na Asociación de Scouts de España, visitou hoje o Agrupamento 927 Santo André-Barreiro com o objectivo de conhecer outras associações congéneres e reforçar parcerias internacionais entre unidades escutistas.

Sete escuteiros do Grupo ASDE 526 Montaraz, da cidade de Santander, no norte de Espanha, deslocaram-se hoje ao Barreiro para cooperar com os caminheiros do Agrupamento 927 Santo André e estabelecer parcerias internacionais com esta unidade do Corpo Nacional de Escutas. Embora seja a primeira visita desta secção (com idades entre os 18-22 anos), as actividades conjuntas entre o Grupo 526 Montaraz e o Agrupamento 927 são várias. A primeira de todas remonta a 2008, quando o grupo cântabro participou no Acampamento Regional de Setúbal realizado no Poceirão e, a partir daí, foram vários os intercâmbios associativos. Em 2011 com o Agrupamento 927 a pernoitar em Santander após o regresso do Campo Internacional de Kandersteg na Suíça; e em 2015 quando o Grupo 526 se deslocou ao Barreiro para presenciar as cerimónias de promessa escutista.
A presente deslocação ao Agrupamento 927 integra-se num programa de quatro dias, em que os escuteiros de Santander pretendem contactar várias unidades na Grande Lisboa, de modo a conhecer e partilhar experiências associativas, desenvolver laços de amizade e estabelecer protocolos que permitam lidar com dificuldades semelhantes. Já ontem, em Lisboa, visitaram o Grupo 7 da Associação dos Escoteiros de Portugal, localizado junto do Jardim do Torel. Amanhã participarão numa actividade cultural promovida pelo Museu do Corpo Nacional de Escutas, também na capital.
Hoje, domingo, o Agrupamento 927 Santo André deu início oficial ao ano escutista e abriu as actividades com uma eucaristia e apresentação das secções à comunidade, o que serviu de momento oportuno para a recepção ao Clã espanhol. Recebidos por Carlos Guerreiro e Carlos Amaral, respetivamente Chefe de Agrupamento e Chefe de Clã, os escuteiros da região da Cantábria puderam ainda observar as cerimónias oficiais na Igreja Paroquial e visitar a sede do agrupamento na Telha Velha, que actualmente congrega cerca de 120 escuteiros de todas as idades. Mariano Calleja, chefe do Grupo 526 Montaraz, mostrou-se bastante satisfeito com esta geminação associativa e admite a possibilidade de mais ações conjuntas no futuro próximo.

"Sempre Alerta para Servir" / “Siempre Listos para Servir”
Corpo Nacional de Escutas - Agr. 927 Santo André-Barreiro
ASDE-Scouts de Cantabria – Gr. 526 Montaraz

31.10.2021 - 13:54

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.