Conta Loios

associativismo

Barreiro - Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «OS PENICHEIROS»
Promove programa para assinalar 152 anos de vida

Barreiro - Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «OS PENICHEIROS»<br />
Promove programa para assinalar 152 anos de vida . No sábado, dia 6 de agosto, às 18h00 decorrerá a Tertúlia “Associativismo: Passado, Presente e que Futuro?”

A SIRB «Os Penicheiros» está prestes completar 152 anos de atividade em prol da instrução, da cultura, do recreio, e do desporto.
É, também, uma data marcante e reveladora de décadas de trabalho de muitos homens e mulheres que, de forma abnegada, deram o melhor de si na defesa das causas do associativismo popular, do Barreiro e da comunidade envolvente à coletividade

Na passagem deste aniversário importa recordar o passado, refletir o presente e – acima de tudo – perspetivar e preparar o futuro da coletividade. Um futuro assente naqueles que foram, desde sempre, os seus principais pilares: dinamismo, muita cultura, desporto e recreio, numa estreita ligação aos sócios que se pretende fortalecer ainda mais.
Para assinalar este marco, a SIRB «Os Penicheiros» preparou um vasto Programa de Comemorações do 152.º aniversário que contempla diversas atividades em várias áreas e que é aberto à participação de todos os sócios e amigos da coletividade.

Hora da Sineta

O programa inicia no dia 3 de agosto com a já conhecida Hora da Sineta, um palco aberto às artes, a partir das 19h00, e que conta com a participação de Tatiana Cobbett, André Navarro (cantor lírico), Miliano Avila (guitarra clássica), Michele Ribeiro (piano), Guai (cantora), Júlio Mesquita (ator), Miguel Ataíde (guitarra) e Miracélia Fragoso (exposição mandalas). Neste mesmo dia, logo a partir das 17h00,
estará aberta uma Feira do Livro, com a presença de algumas editoras.

Vinil em Quinta

No dia 4 de agosto a partir das 21h30 decorrerá a atividade “Vinil em Quinta” na qual todos os que participem são convidados a trazer e tocar os seus vinis, partilhando os seus gostos musicais.
No dia 5 de agosto, a partir das 22h30, será o momento de “DJ Set” com João Cadeirinhas.

No sábado, dia 6 de agosto, a manhã começará às 9h30 com a dinamização, por Sofia Carô, de animação e atividades para crianças, nomeadamente modelagem de balões e pinturas faciais. Às 10h00 inicia a “Aula Aberta de Yoga”, com a Prof.ª Mónica Ferreira, seguida de “Aula Aberta de Yoga para crianças” às 11h00. Ainda neste dia, a partir das 15h00 decorrerá a retoma e dinamização da atividade de “Jogos de Tabuleiro”, onde todos poderão trazer e partilhar o seu jogo de estratégia ou outros.

Tertúlia “Associativismo: Passado, Presente e que Futuro?”

Às 18h00 decorrerá a Tertúlia “Associativismo: Passado, Presente e que Futuro?”, com a participação de Fernando Motta (Historiador), Jéssica Pereira (Bolseira de Investigação) e Carlos Antunes (Presidente da Direção da SIRB) onde será refletida a importante história da SIRB no concelho e o seu papel no associativismo, será apresentado um estudo do Observatório do Associativismo sobre a participação dos jovens no movimento associativo, e abordados os desafios para o futuro das coletividades, do associativismo e, também, da SIRB.
À noite, pelas 22h30, é momento de “DJ Set” com João Cadeirinhas.

Sessão Solene da Assembleia Geral

No dia 7, dia em que há 152 anos a SIRB «Os Penicheiros» foi fundada, a manhã começa com “Aula aberta de Krav Maga” (adultos e crianças) a partir das 10h00. A partir das 15h30 decorrerá a Sessão Solene da Assembleia Geral, comemorativa dos 152 anos da coletividade, onde serão homenageados os sócios com mais anos de dedicação à instituição e onde serão cantados os parabéns. De seguida, às 18h00, decorrerá um Concerto de Música Cubana com Warijatos de Lisboa, que encerrará as comemorações.
Este vasto programa é aberto a todos os sócios, amigos da coletividade e população, numa expectativa
de fortalecimento de laços entre associados e a comunidade envolvente

29.07.2022 - 16:10

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.