associativismo

Associativismo vs Empreendedorismo Social
Por Carlos Assunção
Barreiro

Associativismo vs Empreendedorismo Social<br />
Por Carlos Assunção<br />
Barreiro O que outrora foi uma coletividade filarmónica, a SFAL é hoje um polo de cariz social e cultural direcionado para a comunidade e para as necessidades dos seus associados.

No passado fim de semana, respondendo ao convite do Jornal ROSTOS, participei na primeira sessão formativa sobre a imprensa regional e o associativismo, num ciclo de seis semanas a decorrer na SFAL.
Durante um par de horas agradáveis, passadas na “velhinha” SFAL, observei um bom e robusto convívio comunitário na zona de restauração / café e percorri com atenção as afixadas publicitações de ações e atividades em desenvolvimento pela Sociedade Filarmónica e Agrícola Lavradiense ou em colaboração com demais entidades regionais, nas áreas da cultura, da educação e do desporto.

Pessoalmente, senti o envolvimento e o entusiasmo do Presidente da SFAL e até vi brilho nos seus olhos, para uma futura ação formativa na área da educação, em colaboração com a Escola Secundária da Baixa da Banheira.
Nos dias de hoje, quando vemos alguns clubes e coletividades históricas do concelho fecharem as suas portas ao fim-de-semana e/ou em períodos do dia ao longo da semana, apraz-me enaltecer a vocação dedicada e inovadora dos dirigentes da SFAL na implementação de ações e projetos de interesse para a comunidade e na defesa efetiva do associativismo local.

Há quem considere que o concelho do Barreiro tem um forte associativismo, devido ao elevado número de instituições. Puro engano… mais importante de “quantos somos”, é… e será sempre mais importante “o que fazemos” pela terra, pela instituição e pela comunidade.
Parabéns à SFAL, aos seus dirigentes e às suas “gentes”.

Carlos Assunção



24.03.2023 - 16:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.