associativismo

No Parque Catarina Eufémia
Cerca de 400 escuteiros celebraram o 88º aniversário da fundação do CNE no Barreiro

No Parque Catarina Eufémia <br />
Cerca de 400 escuteiros celebraram o 88º aniversário da fundação do CNE no Barreiro Nas imediações da estátua Alfredo da Silva cerca de 400 escuteiros celebraram o 88º aniversário da fundação do Corpo Nacional de Escutas no município. Os seis agrupamentos de escuteiros vivem o "Dia do Escuteiro do Barreiro" com várias atividades em vários pontos da cidade sob o lema "Escutismo para todos feito por todos".

Mesmo com alguma ameaça de chuva, a festa do 88º aniversário da fundação do CNE no Barreiro não abrandou, e mais de quatrocentos escuteiros encontram-se hoje em atividades um pouco por toda a cidade. O “Dia do Escuteiro do Barreiro” é sempre um motivo de festa e oportunidade para os seis agrupamentos das paróquias de Santa Cruz/Nossa Senhora do Rosário, Lavradio, Santa Maria, Santo André e Palhais/Santo António mostrarem à população local como este movimento pedagógico idealizado por Robert Baden-Powell em 1907 consegue construir um mundo melhor. Este dia de júbilo marca assim mais um ano do primeiro passo dado pelo padre-escuteiro Abílio Mendes ao filiar o primeiro grupo no município em 1936.

Logo pela manhã os escuteiros começaram a concentrar-se na lateral do Mercado Municipal 1º de Maio para dar início à abertura oficial num palco improvisado para o momento solene. E como não poderia ser de outra maneira, o agrupamento de um é sempre melhor do que o dos outros, e para isso haveria que mostrá-lo. E entre cânticos e lenços de várias cores, bandeiras, gritos de patrulha, barulho, havia muita energia e alegria. Na cerimónia de abertura os vários convidados receberam uma pequena lembrança do evento: Frederico Rosa e Rui Pereira (respetivamente presidente e vereador da Câmara Municipal do Barreiro); padre Daniel Miguel da paróquia de Santa Cruz; Ana Margarida Chagas, chefe regional do CNE de Setúbal e José Eugénio, vice-presidente dos escuteiros da Fraternidade Nuno Álvares. Nos discursos houve um momento de apreço para com o saudoso escuteiro João Salgueiro, que partiu recentemente para o Eterno Acampamento. Após a cerimónia de abertura, por volta das 10 horas da manhã, as várias secções dirigiram-se para os jogos e atividades de serviço comunitário de acordo com a respetiva faixa etária. A título de exemplo, um dos exercícios realizados ao longo do dia e dedicado aos escuteiros mais velhos, consistiu na sensibilização para o suporte básico de vida e técnicas de socorro a náufragos, posto em prática na piscina municipal.

A clausura do evento decorrerá no quartel dos Bombeiros Sul e Sueste, com uma Eucaristia presidida pelo bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, que se deslocará especialmente aqui para a celebração do "Dia do Escuteiro do Barreiro".

"Um escutismo para todos feito por todos"
Corpo Nacional de Escutas – Agrupamentos 74, 586, 690, 927, 1011 e 1180
Foto: Manuela Brito

13.01.2024 - 20:25

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.