associativismo

Na SDUB "Os Franceses" - Barreiro
Criar uma escola de formação de actores e pensar numa Companhia residente

Na SDUB Criar uma escola de formação de actores e pensar numa Companhia residente"> . A actriz Rita Ribeiro deixa-se ir atrás do Fado

O espectáculo “Deixo-me ir atrás do Fado”, conduzido pela actriz Rita Ribeiro, subirá ao palco da S.D.U.B. “Os Franceses”, no dia 25 de Julho.

A vinda deste espectáculo ao Barreiro está também relacionada com um projecto ainda embrionário mas que “os Franceses” pretendem desenvolver com a ajuda da actriz. A intenção é criar uma escola de formação de actores e ao mesmo tempo pensar numa companhia residente.

O espectáculo “Deixo-me ir atrás do Fado”, conduzido pela actriz Rita Ribeiro, subirá ao palco da S.D.U.B. “Os Franceses”, no dia 25 de Julho.
O evento decorrerá pelas 21h15 variando os preços entre os 5 e os 10 euros. Em cena há três anos, este espectáculo, para além dos artistas que habitualmente acompanham a actriz terá como convidado especial um fadista barreirense.

A vez do Barreiro receber uma noite de Fados

“Deixo-me ir atrás do Fado” é um espectáculo complementar do CD com o mesmo nome que Rita Ribeiro lançou após três anos de trabalho no musical “Amália”, produção que a actriz levou a cabo um pouco por todo o país. “Já gostava de fado e passei a gostar muito mais, fiquei mais apaixonada pelo Fado e daí o título deste espectáculo”, afirmou a actriz. Depois de três anos em cena, são perto de 200, o número de vezes que esta produção subiu aos palcos nacionais, sendo agora a vez do Barreiro receber uma noite de Fados. A fadista, ou antes intérprete como se prefere classificar refere que “não é uma noite de fados vulgar, é antes uma noite especial” e prossegue asseverando que faz sempre de todos os seus espectáculos “um momento especial”.
Para este espectáculo, Rita Ribeiro convidou um fadista da terra, o barreirense José Manuel Barreto que irá ser acompanhado por Paula Varela Cid e António Vaz Morais, dois fadistas amigos de Rita Ribeiro das noites de fados. Desta produção fazem também parte o guitarrista Jorge Silva e José Manuel Rodrigues à viola.

Criar uma escola de formação de actores

A vinda deste espectáculo ao Barreiro está também relacionada com um projecto ainda embrionário mas que “os Franceses” pretendem desenvolver com a ajuda da actriz. A intenção é criar uma escola de formação de actores e ao mesmo tempo pensar numa companhia residente. “Uma das coisas que gosto muito de fazer é ensinar, porque quando se ensina aprende-se, é quando se aprende mais”, assegurou Rita Ribeiro. A artista confessa que gostou da proposta mas adverte “vamos ver até que ponto é que vamos conseguir trabalhar juntos, porque requer bastante tempo e disponibilidade e eu continuo a ser actriz e a fazer os meus trabalhos no teatro, na televisão, a cantar, a fazer espectáculos, a produzir espectáculos…” De facto, a actriz tem vários projectos em mãos e para além de dar aulas, fazer ateliers de teatro e de televisão para crianças, dar palestras e de ser terapeuta complementar, conta ainda com alguns convites para fazer formação nomeadamente em Torres Vedras e Alcácer do Sal.

Queremos sentir que realmente há interesse

O “negócio” feito entre a actriz e “Os Franceses” para já é o espectáculo de dia 25 de Julho. “Eu levo aos franceses o meu espectáculo, vamos promover e vamos ver a receptividade do público para todos podermos desfrutar dele e ajudar a associação dos franceses que também precisa”, declarou Rita Ribeiro. A escola de formação vem no seguimento: “Depende muito do púbico, queremos sentir que realmente há interesse”, afiançou. Outros apoios serão naturalmente necessários, no entanto, a única motivação com que contam neste momento “é o querer que isso exista”.
Para Rita Ribeiro, não há nada mais parecido com a vida do que o teatro: “O teatro é muito importante para a formação do ser Humano, é o espelho da vida e todos os ensinamentos básicos do teatro são aqueles que nós precisamos para viver bem com bem-estar”. Das imensas vantagens do teatro, a actriz refere que “quem tira um curso de teatro passa a conhecer-se melhor, passa a respirar melhor, passa a ter uma melhor postura, a sua vida ganha outra qualidade e isso é o mais importante”.

Puxar as crianças do externato para o teatro

Luís Vitorio, Presidente da Direcção da S.D.U.B. “Os Franceses” aspira dar os primeiros passos num local com uma forte e antiga tradição de teatro e de formação musical. Uma das ideias seria “puxar as crianças do externato para o teatro e criar uma escola com essas crianças”. O presidente da direcção atesta que: “há material para trabalhar, precisamos é de pessoas que nos ajudem a levar este projecto em frente”, pelo que apela aos barreirenses o seu contributo através da presença no espectáculo de dia 25 de Julho. Apesar de serem vários os planos na área musical e artística que “Os Franceses” pretendem dinamizar, por agora e para que o projecto da escola de formação possa vir tomar forma, as atenções focam-se numa importante meta a atingir: ter casa cheia!

Adultos com mais de 65 anos de idade entrada pelo preço de sócio

O espectáculo “Deixei-me levar pelo Fado” subirá ao palco da S.D.U.B. “Os Franceses” no dia 25 de Julho pelas 21h15. A importância dos bilhetes varia entre os 5 euros para sócios e 10 euros para os não sócios, sendo que os adultos com mais de 65 anos de idade podem assistir ao espectáculo pelo preço de sócio.

Ângela Tavares Belo

12.7.2007 - 19:44

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.