cultura
Uma Organização da Associação Náutica do Seixal
Curso de Pintura Tradicional em Embarcações Típicas do Estuário do Rio Tejo
O curso tem como objetivo promover a partilha de técnicas, de sensibilidades e do contexto cultural associados à Pintura Tradicional em embarcações do Tejo.
Sendo esta atividade relevante para a promoção e preservação de um património sociocultural único no estuário do tejo, é de extrema importância não deixar perder estas artes em vias de extinção.
Ideal para quem deseja aprender técnicas tradicionais de pintura, aplicáveis em quadros, artigos de artesanato, entre muitas outras aplicações.
Formador
Mestre Pintor Eduardo Rodrigues
Biografia do Formador
Nascido em Sarilhos Pequenos, em 21 de Janeiro de 1970, Eduardo Rodrigues é um mestre pintor da nova geração de pintores da Pintura Tradicional em embarcações típicas do estuário do rio Tejo.
Herdou este legado cultural de seu pai, Henrique Rodrigues, mestre pintor de embarcações típicas do estuário do rio Tejo e construtor de réplicas em miniatura destas embarcações.
Nos nossos dias, estes pintores já não exercem a tempo inteiro a actividade profissional de pintura de embarcações típicas do estuário do rio Tejo, pelo que acumula esta arte com a profissão de Mestre de Trafego Local.
Eduardo Rodrigues é um dos artistas populares empenhados na preservação e divulgação do património flúvio-marítimo do estuário do rio Tejo. O respeito pelo legado de seu pai e de outros mestres pintores e o traço pessoal que imprime à sua pintura, são o seu contributo para o enriquecimento e preservação deste património.
Apesar da sua juventude, tem já uma vasta obra realizada, desde trabalhos em território nacional à participação em eventos de divulgação desta arte popular no estrangeiro.
A sua primeira grande obra foi a pintura do varino AMOROSO, propriedade da Câmara Municipal do Seixal no início dos anos 90.
Esta oportunidade surgiu, ainda muito jovem, depois do seu pai ter sofrido um acidente, que o deixou temporariamente incapacitado para realizar os trabalhos programados de pintura desta embarcação.
A experiência foi um sucesso e rapidamente surgiram novos convites para a pintura de embarcações de grande porte como o Baía do Seixal (Câmara Municipal do Seixal), Alcatejo (Câmara Municipal de Alcochete), O Boa Viagem (Câmara Municipal da Moita), Pestarola (Câmara Municipal do Barreiro), Vala Real (Câmara Municipal da Azambuja), Liberdade (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira) e as embarcações privadas Castro Júnior, Afonso de Albuquerque e, mais
recentemente, o Sou do Tejo.
Pintou também muitas das embarcações de pequeno porte dos tipos canoas e catraios que sulcam o estuário do rio Tejo.
Em 2004, esteve no Canada a convite da Casa do Alentejo de Toronto para participar num evento de divulgação das embarcações típicas do estuário do rio Tejo, onde apresentou várias miniaturas destas embarcações e realizou pinturas ao vivo.
Enquadramento Pedagógico
Ana Isabel Apolinário
Data de realização
De 20-maio-2015 a 24-jun-2015
11 sessões de 2 horas
Horário
Quarta-feira e Sexta-feira
21:00h – 23:00h
Total: 22 horas
Preços
110€ = 11 sessões x 10€
A receita do curso reverterá para a logística e pagamento do formador, sendo as restantes colaborações pro bono, em
regime de voluntariado.
O remanescente será canalizado para a organização do Encontro de Embarcações Tradicionais no Seixal, 2015 e para
as despesas de manutenção do nosso catraio Raposinho.
Vagas
Máximo 20 participantes
Mínimo 10 participantes
Local
Salão Nobre da Associação Náutica do Seixal
Rua dos Pescadores, 47
2840-345 Seixal
Contactos para inscrição
Secretaria da Associação Náutica do Seixal
Horário: Sábado e Domingo, 10:00h-13:00h
Tlf. 212 213 625
Email: geral.anauticaseixal@gmail.com
http://www.anauticaseixal.pt/
/>
http://projetoraposinho.blogspot.pt/
Público Alvo
Todos os interessados, que pretendam iniciar-se na pintura tradicional de embarcações típicas do estuário do rio Tejo ou reciclar o conhecimento e prática já adquiridos anteriormente.
Materiais da responsabilidade dos formandos
Pincéis
Bloco folhas de desenho A3
Lápis, Afia-lápis, Borracha
As especificações destes materiais serão apresentadas na primeira aula.
Os restantes materiais são fornecidos pela Organização do Curso.
Pré-requistos
Não são necessários conhecimentos prévios de pintura e de desenho.
Objetivo e metodologia
O curso tem como objectivo promover a partilha de técnicas, de sensibilidades e do contexto cultural associados à Pintura Tradicional em embarcações típicas do estuário do rio Tejo.
Pretendemos envolver os participantes no ambiente cromático da pintura das embarcações típicas do estuário do rio Tejo, convidando-os a descobrir as regras que regem a apresentação dos diferentes motivos e as partes das embarcações onde são aplicados.
Toda a formação assenta numa apresentação teórica, complementada com a realização de exercícios práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Nunca é demais recordar que os dedos de uma mão chegam, para contar os pintores que na actualidade realizam trabalhos de Pintura Tradicional em embarcações típicas do estuário do rio Tejo. A sua pintura é uma arte e simultaneamente a sua afirmação na defesa deste legado sociocultural.
Este curso pretende ser também um desafio para descobrirmos novos caminhos que assegurem a transmissão desta arte popular às gerações vindouras.
Caminhos, que podem passar não só pela pintura de embarcações típicas do estuário do rio Tejo, mas também pela criação de genuínos produtos artesanais de elevado potencial económico.
Num tempo de globalização, a cultura é com certeza um dos pilares de afirmação da nossa identidade.
04.05.2015 - 12:33
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.