Conta Loios

cultura

Setúbal - Exposição dedicada a Fernando Namora
«Nave de Pedra – Andarilhagens por terras de vários matizes»

Setúbal - Exposição dedicada a Fernando Namora<br />
«Nave de Pedra – Andarilhagens por terras de vários matizes» – A exposição “Nave de Pedra – Andarilhagens por terras de vários matizes”, dedicada ao médico e escritor Fernando Namora, pode ser visitada até ao final do mês de fevereiro na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

“Nave de Pedra”, um dos livros de Fernando Namora, editado em 1998, intitula a exposição que conjuga imagens e palavras do médico-escritor, nascido em Condeixa-a-Nova, Coimbra, em 1919.

A mostra, realizada no âmbito do projeto municipal Autor do Mês, é constituída por quinze painéis de grande formato, entre eles, “Romance de uma Vida”, que pode ser visto logo na escadaria da Biblioteca, “Retratos de Família”, “Vivências”, “Estevas e Fragas” e “A Mulher Afogada”.

“Nave de Pedra”, uma organização da Câmara Municipal de Setúbal, pode ser apreciada até 29 de fevereiro nos serviços centrais da Biblioteca de Setúbal, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados entre as 14h00 e as 19h00.

Fernando Namora licenciou-se em Medicina em 1942 e estreou-se na literatura em 1937, com a poesia “Relevos”. Seguiram-se cerca de três dezenas de títulos, até perto da morte, em 1989, como “O Homem Disfarçado”, “Cidade Solitária”, “A Nave de Pedra”, “Cavalgada Cinzenta”, “Resposta a Matilde” ou “Jornal sem Data”.

Em 1948, escreveu a primeira série de “Retalhos da Vida de um Médico”, uma obra marcada pela vivência da sua profissão de clínico numa aldeia, transposta para televisão em 12 episódios e com o ator José Peixoto como protagonista.

22.02.2020 - 14:35

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.