Conta Loios

cultura

Rio Coina principal polo de desenvolvimento até ao século XVI
Obra de António Ventura fundamental para compreender relação dos concelhos ribeirinhos com Lisboa

Rio Coina principal polo de desenvolvimento até ao século XVI <br>
Obra de António Ventura fundamental para compreender relação dos concelhos ribeirinhos com Lisboa "O principal polo de desenvolvimento económico que se situou até ao século XVI junto do rio Coina e do porto desta vila assistiu, a partir de então, à deslocação desse protagonismo para Aldeia Galega, o principal porto de ligação entre a capital do reino, o Sul do país e da Espanha", sublinhou António Gonçalves Ventura, historiador do Barreiro, na apresentação da sua obra «Banda D´Além" e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime - Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada», que decorreu no Montijo.

No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e do Direito do autor, teve lugar o lançamento do livro A "Banda D´Além" e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime - Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada, de António Gonçalves Ventura, na Galeria Municipal.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do autor, António Gonçalves Ventura e de Maria de Fátima Reis, responsável pelo prefácio da obra, que integra a 2.ª série da Coleção Estudos Locais da Câmara Municipal do Montijo.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo referiu que “é obrigação das autarquias locais, dos autarcas e de todos
aqueles que defendem a cultura, publicar obras importantes para a compreensão e entendimento da nossa história, como é o caso da obra "A ‘Banda D´Além" e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime - Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada, de António Gonçalves Ventura”.

O presidente deixou uma palavra de apreço ao autor e afirmou que “a obra tem uma importância significativa que vai permitir compreender a nossa inserção na região de Lisboa, na Banda D’Além e, assim, compreender a nossa cidade, a nossa cultura e a relevância que o Montijo teve ao longo da história”.

António Gonçalves Ventura agradeceu à Câmara Municipal do Montijo e sublinhou que a obra em questão ”por se tratar de um texto académico” é um livro “complicado” recomendando aos leitores que leiam esta dissertação “aos poucos para que se entenda o complexo enredo das matérias em questão”.

A "Banda D´Além" e a Cidade de Lisboa durante o antigo regime - Uma Perspetiva de História Económica Regional Comparada é uma obra fundamental para o estudo e compreensão da relação dos concelhos ribeirinhos da margem esquerda do Tejo com a cidade de Lisboa durante o Antigo Regime.

António Gonçalves Ventura, reflete sobre os efeitos da ação humana e a natureza do mercado, aliados a fatores de ordem diversa, que criaram novas linhas de força a partir de novos eixos de circulação e distribuição. O principal polo de desenvolvimento económico que se situou até ao século XVI junto do rio Coina e do porto desta vila assistiu, a partir de então, à deslocação desse protagonismo para Aldeia Galega, o principal porto de ligação entre a capital do reino, o Sul do país e da Espanha.

O autor, nascido em junho de 1949, é Doutorado em História, especialidade de História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Regional e Local, licenciado em História e especializado em Ciências de Educação. É formador de professores e investigador, cujos estudos têm incidido com mais relevância sobre a margem esquerda do estuário do Tejo e a cidade de Lisboa nos séculos XV-XIX, de entre os quais se destacam a sua tese de doutoramento intitulada: A Banda d´Além e a Cidade de Lisboa durante o Antigo Regime: uma perspetiva de História Económica Regional Comparada, de Junho de 2008, e a dissertação de mestrado intitulada: Dinamismos Económicos Regionais: a Margem Esquerda do Estuário do Tejo nos séculos XV e XVI, datada de 2000. É professor de História aposentado.

Fonte - CMM

26.04.2021 - 17:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.