Conta Loios

cultura

Dia Internacional dos Museus em Setúbal.
Reserva Técnica Michel Giacometti é reaberta a 18 de maio depois de ter sido renovada

Dia Internacional dos Museus em Setúbal.<br />
Reserva Técnica Michel Giacometti é reaberta a 18 de maio depois de ter sido renovada <br />
<br />
A reabertura da Reserva Técnica Michel Giacometti e a apresentação de um sistema de audioguias no Museu do Trabalho são pontos altos do programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, em Setúbal.

A Reserva Técnica Michel Giacometti, instalada no polo da Bela Vista do Museu do Trabalho, é reaberta a 18 de maio depois de ter sido renovada pela Câmara Municipal de Setúbal num investimento de mais de 10 mil euros, comparticipado em 60 por cento pela Direção-Geral do Património Cultural, através de uma candidatura aprovada no âmbito do ProMuseus.

O renovado equipamento, localizado na Avenida Bela Vista, número 10, rés do chão, acolhe mais de 1100 objetos recolhidos por Michel Giacometti no âmbito do Plano Trabalho e Cultura, uma das ações do Serviço Cívico Estudantil, criado a 30 de maio de 1975, e uma das marcas visíveis da Revolução de Abril no plano educacional.

O Plano de Trabalho e Cultura, construído e supervisionado no terreno por Giacometti, levou, durante os três meses do Verão Quente de 1975, mais de uma centena de jovens em idade pré-universitária a um Portugal mais profundo e remoto, de Bragança ao Algarve, ao encontro de comunidades rurais e piscatórias.

Os objetivos principais passavam pela promoção da animação cultural e formação de associações e cooperativas e pela recolha etnográfica musical, literária, sanitária e material, constituída por instrumentos de trabalho.

As recolhas, das quais fazem parte milhares de fichas dactiloscritas, fotos, objetos etnográficos e instrumentos agrícolas únicos, e que estavam há várias décadas subutilizadas e a precisar de novo acondicionamento, enquadramento e contextualização museográfica, estão agora reunidas na reserva.

A candidatura da autarquia ao Programa ProMuseus permitiu tornar a reserva visitável em horário completo, num espaço esteticamente renovado, de modo a garantir a visibilidade do acervo em exposição, viabilizando a realização de visitas guiadas de animação cultural em interação com escolas e famílias, bem como o reforço cultural e identitário das populações do bairro envolvente.

Também durante o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Câmara Municipal de Setúbal apresenta um novo sistema de audioguias com conteúdos áudio e vídeo acessíveis, instalado no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Este novo recurso tecnológico inclusivo é disponibilizado na sequência de uma candidatura aprovada pela Câmara Municipal de Setúbal também ao Programa ProMuseus com vista a tornar a visita mais adaptada e, consequentemente, mais autónoma aos diversos públicos que visitam o equipamento municipal.

Os audioguias contêm conteúdos pré-gravados sobre as três exposições de longa duração do Museu em português, inglês, francês e castelhano.

Os aparelhos dispõem, igualmente, de áudio descrição para invisuais, em português e inglês, de língua gestual e de gesto internacional.

No dia 18, o Museu do Trabalho Michel Giacometti promove visitas livres às exposições de longa duração “Indústria Conserveira (Da lota à lata)”, “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Giacometti, e “Mercearia Liberdade”, resultante de doação feita à autarquia, em 2002.

As visitam realizam-se no horário de inverno do Museu do Trabalho, entre as 09h30 e as 18h00, com limite máximo de pessoas no interior do equipamento devido às atuais medidas de contenção da pandemia.

O público tem, igualmente, oportunidade conhecer a exposição temporária “Litografia, uma arte em Setúbal”, patente até dia 26 de setembro.

Também durante o dia 18, a Casa Bocage convida o público a visitar a exposição de longa duração “Bocage – Polémico. Discutido. Genial” e o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro.

Dias antes, a 15, às 14h00, o Pátio da Casa Bocage acolhe uma performance de pintura ao vivo de Ana Quintino, na qual o espetador pode experienciar a artista a criar, a construir uma reprodução de um momento em repetição, até encontrar a forma desejada final.

A programação da Câmara Municipal para assinalar o Dia Internacional dos Museus engloba a realização de duas visitas guiadas ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus, no dia 15, às 15h00 e, depois, às 16h30, com a presença da escritora Isabel Stilwell, autora da obra “D. Manuel I, duas irmãs para um rei”.

As inscrições, obrigatórias e limitadas a um número máximo de 15 pessoas, devem ser feitas através do endereço de correio eletrónico conventodejesus@mun-setubal.pt.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus e, nesta edição, centra-se nos desafios de recuperação e reinvenção destes espaços face à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

15.05.2021 - 13:36

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.