Conta Loios

cultura

Varino «O Boa Viagem» parte do cais da Moita para recriação Histórica
Transporte da Neve da Serra da Estrela para a Cidade de Lisboa

Varino «O Boa Viagem» parte do cais da Moita para recriação Histórica <br />
Transporte da Neve da Serra da Estrela para a Cidade de Lisboa No dia 6 de agosto, o varino “o Boa Viagem” vai participar numa recriação histórica, relacionada com o carregamento da neve que vinha inicialmente da Serra da Estrela (1614), para a cidade de Lisboa, com vista a fazer sorvetes para a Corte.

O transporte da neve era feito em carroças até ao Tejo e depois seguia em barcas até ao Terreiro do Paço, com toda a celeridade. Este trabalho iniciava-se no primeiro de maio e prolongava-se até ao último dia de setembro. A saída está marcada para as 12:00h, no Cais da Moita, com chegada prevista a Lisboa às 14:00h (Cais das Colunas).

A organização desta recriação “Dar neve a Lisboa” foi iniciativa da Marinha do Tejo, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, através da cedência da sua embarcação municipal, tipo varino “O Boa Viagem” e a parceria, do Clube Escape Livre da cidade da Guarda.

A iniciativa começa no dia 5 de agosto, com a recolha e o transporte da neve da Serra de Estrela, em veículos de todo-o-terreno, pelos elementos do Clube Escape Livre, até à vila da Moita. No dia seguinte, 6 de agosto, a embarcação tradicional “O Boa Viagem” recebe a neve e vai fazer o seu transporte até ao Cais das Colunas, onde procede ao seu desembarque, terminando aqui a reconstituição do transporte da neve para a cidade de Lisboa. Este era servido em sorvete, na casa “Martinho das Neves”, que deu origem ao atual Martinho da Arcada, na Praça do Comércio, em Lisboa.

27.07.2021 - 17:14

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.