Conta Loios

cultura

Ciclo de Programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2021
BoCA na Moita

Ciclo de Programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2021<br />
BoCA na Moita De 26 a 30 de novembro, o Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, recebe o Ciclo de Programação da Bienal de Artes Contemporâneas 2021 – BoCA na Moita.

Pelo terceiro ano consecutivo, esta bienal de artes contemporâneas regressa ao concelho Moita para um ciclo de programação, com entrada gratuita, que inclui a apresentação da primeira criação teatral de Capicua, “A Tralha”, em colaboração com o ator Tiago Barbosa, uma oficina de performance com a artista transdisciplinar Odete e um vídeo que resulta da performance que o artista canadiano Miles Greenberg concebeu para a 3ª edição da BoCA, “Water in a Heatwave”.


Programa:
26 de novembro / 21:30h
Espetáculo de teatro “A Tralha”
Texto e encenação de Capicua, com Tiago Barbosa e Capicua

Capicua é nome de artista, de rapper, de escritora, de uma voz feminina potente na sensibilidade e crítica à sociedade e à política. Fez agora a sua estreia em teatro com “A Tralha”, uma espécie de monólogo sobre acumulação, um ensaio sobre o desperdício e a obsolescência, uma reflexão sobre os objetos que nos rodeiam, que nos servem de extensão, que contêm as nossas memórias e que nos servem de interface com o mundo. O espetáculo é uma dissertação emocional que parte da história de um homem que fica sozinho, nos longos meses de confinamento, rodeado de matéria inerte, entulho e recordações. A “Tralha” tem texto de Capicua, corpo e voz de Tiago Barbosa e algumas interferências poéticas de outros autores.

Texto, direção, performance: Capicua
Cocriação e interpretação: Tiago Barbosa
Música: Pedro Geraldes
Colaboração visual: Maria Trabulo
Produção: BoCA
Coprodução: Teatro Viriato
Apoios: DG Artes, Fundação GDA
Residências artísticas: CRL – Central Elétrica, mala voadora
“A Tralha” é uma comissão da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021

Entrada gratuita, mediante reserva até dia 25 de novembro através do email cea@mail.cm-moita.pt ou T. 211 810 030

27 de novembro / 15:00h às 18:00h
Oficina de Performance “Arqueologia Paranóica”
Direção de Odete

Artista multidisciplinar, Odete opera no domínio da música, artes visuais, performance e teatro. O seu trabalho é explicitamente autobiográfico, com conexões entre o pessoal e o político. Neste workshop de performance, a artista propõe imaginar histórias, planetas e sociedades secretas, pesquisando com os participantes as possibilidades do corpo e da matéria.

Para público em geral maiores de 16 anos
Gratuito. Inscrições até dia 25 de novembro através do email cea@mail.cm-moita.pt ou T. 211 810 030

26 a 30 de novembro
Vídeo da performance “Water in a Heatwave”, de Miles Greenberg
Átrio do CEA, no horário de funcionamento

Miles Greenberg é um jovem artista que trabalha entre a performance e a escultura, na linhagem de Marina Abramovic, com quem colabora desde muito cedo, especializado em performances duracionais e criação de formas esculturais que desafiam os limites da resistência física. “Water in a Heatwave” é uma performance duracional para oito performers afrodescendentes, que estreou na 3ª edição da BoCA, nas Carpintarias de São Lázaro. No CEA, é apresentado um vídeo documental da performance.

14.11.2021 - 12:16

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.