Conta Loios

cultura

Feira Medieval de Palmela
Regressa de 23 a 25 de setembro

Feira Medieval de Palmela <br />
Regressa de 23 a 25 de setembro<br />
<br />
A Feira Medieval de Palmela está de volta ao Castelo e Centro Histórico da vila, de 23 a 25 de setembro.
Depois de uma interrupção de dois anos motivada pela pandemia, a Feira regressa no seu formato tradicional, com o tema “Mesteirais e Outras Gentes na Palmela do Séc. XII”.

Partindo dos dados constantes no “Foral dos Mouros Forros”, de 1170, e no Foral de Palmela, de 1185, esta edição propõe às/aos visitantes uma viagem ao quotidiano das gentes de Palmela - um mundo de paisagem agro-pastoril, artesanal, mercantil, em que se desenvolve a vida económica, social e religiosa.

A doação do Castelo à Ordem de Santiago, em 1186, representou um marco fundamental neste contexto. Numa época de insegurança por causa da guerra e de definição das fronteiras, cruzaram-se as minorias de mouros forros e de judeus, a par do crescimento de uma população cristã, que foi consolidando o seu poder económico, político-militar e religioso. É com base neste cenário que o evento se vai desenvolver.

Como habitualmente, a Feira vai contar com um diversificado programa de animação e com a presença de artesãs/ãos e restauração.
Com este evento, o Município de Palmela dá continuidade à sua estratégia de desenvolvimento do turismo e de dinamização do Centro Histórico, contribuindo para a captação de visitantes e para o apoio à restauração e ao alojamento local, valorizando a sua história e cultura, sem esquecer o envolvimento e participação da comunidade.

20.05.2022 - 12:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.