cultura

Jornadas Europeias do Património em Setúbal
Revelam ‘Património Vivo’

Jornadas Europeias do Património em Setúbal<br />
Revelam ‘Património Vivo’ Exposições, visitas orientadas, iniciativas lúdico-pedagógicas e sessões de cinema, todas de participação gratuita, preenchem, em Setúbal, as Jornadas Europeias do Património 2023, com atividades centradas nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

O programa, organizado localmente pela Câmara Municipal de Setúbal, é enquadrado nas comemorações nacionais promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural, este ano com o tema “Património Vivo”, e reserva um conjunto de iniciativas em sete equipamentos museológicos do concelho setubalense.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a 22, pelas 14h30, realiza-se a visita orientada “Intervenção de conservação e restauro no Coro Alto”, a qual dá a conhecer ao público os trabalhos de conservação e restauro realizados no Coro Alto da Igreja do Convento de Jesus.

No mesmo espaço, a 23, também às 14h30, a iniciativa “Hábitos Conventuais” revela aos participantes a história do monumento nacional e o quotidiano das freiras clarissas do Convento de Jesus, em visita acompanhada pela fundadora Dona Justa Rodrigues Pereira, numa encenação limitada a 30 participantes.

“Diário de um navegante”, atividade interativa em que crianças dos 8 aos 12 anos são convidadas a encarnar a personagem de um antigo navegante, que escreve uma carta para casa, realiza-se a 22, pelas 10h30, na Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, para um máximo de 25 participantes.

Igualmente para os mais novos, a Galeria Municipal do Banco de Portugal dinamiza, também a 22, às 14h30, a iniciativa “Caça ao Retábulo”, a qual explora e dá a conhecer a crianças entre os 8 e os 12 anos a exposição patente naquele espaço museológico setubalense.

As iniciativas “Hábitos Conventuais”, “Diário de um navegante” e “Caça ao Retábulo” são de participação gratuita mediante inscrições através dos contactos 969 754 106 e conventodejesus@mun-setubal.pt.

O Museu do Trabalho Michel Giacometti propõe, a 23, às 14h30, a iniciativa “Mercearia Viva”, uma visita à Mercearia Liberdade, com inscrições pelos contactos 917 771 214 e servico.educativo.museus@mun-setubal.pt, e a visita à mostra temporária “Carpintaria”, patente até 30 de setembro.

Já na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Vila Fresca de Azeitão, a exposição “O Segredo é Amar – parte 2 – Os Alunos” está de portas abertas no dia 22 para revelar algumas fotografias, trabalhos e outros manuscritos de alunos do poeta e pedagogo azeitonense.

O programa das Jornadas Europeias do Património 2023 vai também à Casa Bocage com duas atividades, a primeira agendada para o dia 22, às 15h00, com “Américo e Nós”, dedicada à descoberta de memórias do Bairro de São Domingos e da antiga Rua de São Domingos.

Segue-se, a 23, às 15h30, a visita “A Casa Bocage no/e o Bairro de São Domingos”, para descoberta das ligações de Bocage ao bairro, a qual, tal como a iniciativa do dia anterior, tem participações limitadas a 25 pessoas, ambas com inscrições pelos contactos 265 229 255 e casabocage@mun-setubal.pt.

Já a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo exibe, a 23, às 15h00, o filme “Memórias de um Assassino”, integrado no ciclo de cinema “Bong Joon-Ho, o Cineasta”, com inscrições limitadas a 20 pessoas pelos contactos 969 754 116 e casadasimagens@mun-setubal.pt.

Fonte - CMS

19.09.2023 - 19:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.