cultura

«Conhecer o Passado para construir o Futuro»
Projeto educativo intergeracional apresentado no Seixal

«Conhecer o Passado para construir o Futuro» <br />
Projeto educativo intergeracional apresentado no Seixal A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura apresentam esta quinta-feira, no Seixal, os resultados do projeto-piloto «Conhecer o Passado para construir o Futuro», desenvolvido em torno do Livro Livre.

Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976. A sessão é de entrada livre e tem início às 19.30 horas, nos Serviços Centrais do Município. As obras desenvolvidas no âmbito do projeto ficam expostas no mesmo espaço até dia 29 de fevereiro.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: «Queremos tirar partido dos 50 anos do 25 de Abril para promovermos um maior conhecimento da história recente do país, enfatizando as conquistas de Abril e a importância de continuarmos a trabalhar pela qualidade da nossa democracia. A passagem de testemunho entre as gerações ainda com memória da ditadura e as que já nasceram em liberdade é fundamental para cumprirmos esse objetivo e para que possamos, em conjunto, pensar sobre os próximos 50 anos.»
Regina Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura, afirma: «Este projeto une de forma paradigmática a leitura, a participação e os valores da democracia e da liberdade. Que seja o livro a motivar o questionamento, a partilha de memórias, o registo de um legado é uma forma de se cumprir o 25 de Abril.»

O Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, salienta que «temos de honrar e defender o legado de milhares de democratas e antifascistas que, com coragem, integridade e determinação, lutaram contra o fascismo. Cabe a nós, filhos de Abril, defender, hoje, os valores e as conquistas de Abril, construir um presente e um futuro mais justo, defender a Constituição da República Portuguesa, a valorização das funções sociais do Estado e o serviço público.»
Conhecer o passado para construir o Futuro

O projeto educativo intergeracional «Conhecer o Passado para construir o Futuro» mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da EB 2,3 Paulo da Gama; uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Secundária de Amora; e uma turma da Universidade Sénior. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores que mediaram o projeto com as suas turmas.
A iniciativa contou também com a colaboração do Município do Seixal.

As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Participaram professores de disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português; Ciências Naturais e Matemática; Cidadania e Desenvolvimento; Tecnologias de Informação e Comunicação; História; Educação Visual; Educação Musical; Língua, Cultura e Comunicação; e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.

A iniciativa decorreu ao longo de quatro meses. Partindo de um workshop de preparação do projeto com os professores, o processo contemplou sessões de apresentação do Livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos Direitos Humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, a ilustrar situações e elementos simbólicos. Nestas sessões, os alunos foram estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.
Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.

Encontro de gerações no Seixal: o projeto aberto à comunidade

A última etapa do projeto, aberta à comunidade, contempla um encontro entre os intervenientes, a exposição dos Livros desenvolvidos por cada um dos participantes e a partilha de experiências. Terá lugar esta quinta-feira, dia 22, a partir das 19h30, nos Serviços Centrais da Câmara do Seixal.
A sessão tem início às 19.30 horas, e conta com a participação de Paulo Silva, Presidente da Câmara do Seixal, Andreia Brites, Subcomissária do Plano Nacional de Leitura, e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

Será projetado um curto filme sobre o projeto, seguido de comentários de Danuta Wojciechowska. Terá depois lugar a Conversa a 4 Gerações, moderada por Andreia Brites, com os participantes Simão Antunes (aluno do 6.º C da EB 2,3 Paulo da Gama), Marta Reis (aluna do 9.º A da Escola Secundária de Amora), de Lidigidia Galome (aluna da turma EFA na Escola Secundária de Amora) e de Alice Valadas (aluna da Universidade Sénior do Seixal).

O evento termina com uma visita à exposição de livros cocriados pelos alunos. Esta ficará patente ao público até dia 29 de fevereiro no mesmo espaço municipal.

20.02.2024 - 19:54

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.