cultura

No Auditório Manuel Cabanas -Biblioteca Municipal do Barreiro
Conferência "Porque fui obrigado a escrever uma biografia de Ferreira de Castro"

No Auditório Manuel Cabanas -Biblioteca Municipal do Barreiro<br>
Conferência Amanhã, dia 21 de fevereiro, pelas 18h00, no Auditório Manuel Cabanas, Biblioteca Municipal do Barreiro, no âmbito do prjecto VULTOS JUVENIL, realiza-se a Conferência subordinada ao tema "Porque fui obrigado a escrever uma biografia de Ferreira de Castro". que terá como orador convidado o Dr. Ricardo António Alves, Diretor do Museu Ferreira de Castro, em Sintra.

Relembramos que o projeto VULTOS Juvenil está a ser desenvolvido por uma equipa formada por professores de Escolas do Barreiro e personalidades ligadas à História Local, em particular o Dr. Pacheco Pereira e o Dr. Silvestre Lacerda, Diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Este projeto tem como objetivo final a escrita, por jovens autores, alunos das escolas locais, de biografias de figuras, nascidas ou radicadas no Barreiro, que se hajam distinguido na vida coletiva barreirense pela suas vidas e obras nos diversos domínios de atividade e vive da relação estreita da escola e dos alunos com os cinco arquivos locais, bem como com o Arquivo Distrital de Setúbal e com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
No culminar do projeto, serão editadas em livro as biografias escritas pelos alunos.

O ciclo de conferências do projeto VULTOS Juvenil contará ainda, no futuro, com a participação, em data a agendar, de outros oradores convidados.

NOTAS BIOGRÁFICAS

Dr. RICARDO ANTÓNIO ALVES
O CONFERENCISTA
Ricardo António Alves, nasceu em Lisboa em 1964.

Publicou o primeiro artigo sobre Ferreira de Castro em 1990, no semanário “O Jornal”, sendo autor de diversos estudos sobre a obra do grande escritor português, além da edição de fontes, com destaque para 100 Cartas a Ferreira de Castro (1992, 2.ª edição, 2007) e Anarquismo e Neo-Realismo - Ferreira de Castro nas encruzilhadas do século (2002).

É a maior autoridade em Portugal sobre a vida e obra de Ferreira de Castro.
Acaba de publicar o primeiro volume da biografia do romancista, intitulado «Ferreira de Castro / uma biografia».

Outros livros publicados: Eça e os Vencidos da Vida em Cascais (1998); Poezz - Jazz na Poesia em Língua Portuguesa (2004, em co-autoria) e Fernando Lopes-Graça e a Presença (2013, em co-autoria).
Outros autores, como Assis Esperança, Jaime Brasil, José da Cunha Brochado, Reinaldo Ferreira (Repórter X) e Roberto Nobre, foram objecto da sua atenção.

O Dr. Ricardo António Alves é já uma personalidade bem conhecida dos barreirenses.
Foi coordenador da edição dos cadernos «Nova Síntese» sob o tema «ANARQUISMO, INSUBMISSÃO e INCONFORMISMO», em cujas páginas foi publicado um texto, da autoria de António Moreira, sobre o escritor, poeta, dramaturgo, jornalista e sindicalista revolucionário ferroviário, Jorge Teixeira. Edição que teve apresentação pública, no Barreiro, neste mesmo Auditório onde nos encontramos em 5 de Novembro de 2022.

E, já antes, em 23 de Outubro de 2021, tinha vindo ao Barreiro, proferir, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, a conferência intitulada «Ferreira de Castro: Que Realismo?».
É autor do blogue Abencerragem.

20.02.2024 - 23:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.