cultura
Na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal
Luísa Todi evocada numa mostra bibliográfica e documental
A exposição, realizada no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, que divulga junto do grande público as biografias e legados literários de grandes autores ao longo de um determinado mês, agrega perto de duas dezenas de livros de autores que escreveram sobre Luísa Todi.
Luísa Rosa de Aguiar Todi, uma das mais célebres cantoras portuguesas da história da música e uma das poucas intérpretes nacionais a empreender uma carreira internacional, nasceu há 272 anos, em 9 de janeiro de 1753, em Setúbal.
Mudou-se para Lisboa após o terramoto de 1755, quando o pai, Manuel José de Aguiar, começou a trabalhar como copista para o Teatro do Conde de Soure, situado junto do Bairro Alto, no qual as suas filhas tinham contratos como atrizes.
Luísa Todi começou a carreira como atriz cómica em 1768 no “Tartufo”, de Molière, vindo a dedicar-se ao canto após o casamento, em 1769, com o violinista e compositor Francesco Todi.
A exposição “Autor do Mês – Luísa Todi” pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e ao sábado a partir das 14h00.
02.01.2025 - 13:01
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.