Conta Loios

cultura

Mário de Carvalho em Palmela
Biblioteca recebe encontro do escritor com os seus leitores

A Biblioteca Municipal de Palmela acolhe, amanhã, dia 20 de Junho, às 21 horas, um encontro com Mário de Carvalho. Os seus leitores terão, assim, oportunidade de contactar com este escritor que é, também, dramaturgo, advogado e jornalista.

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944 e formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1969. O serviço militar foi interrompido com a sua prisão, em Caxias, e posteriormente, em Peniche, por actividade política contra a ditadura, ainda nos tempos de estudante. Mais tarde, exilou-se em França e na Suécia, regressando a Portugal após o 25 de Abril de 1974.
Dominando soberbamente a língua, a crítica aponta-o, unanimemente, como um dos mestres do romance português contemporâneo.
Vários dos seus livros foram traduzidos no estrangeiro: “A Paixão do Conde de Fróis”, “Os Alferes”, “Era Bom que Trocássemos umas Ideias Sobre o Assunto” e “Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde”.
Mário de Carvalho colaborou em vários jornais e revistas, nomeadamente, em “O Ponto”, “Diário de Lisboa”, “O Diário”, “O Jornal”, “Colóquio/Letras”, “Diário de Notícias”, “Público”, “Expresso”, “Visão” e “Jornal de Letras”.
Como dramaturgo, escreveu peças como “O Sentido da Epopeia”, estreada pelo grupo O Bando com o título “Estilhaços”, em Abril de 1989, e “A Rapariga de Varsóvia”, pela companhia “Novo Grupo”, em Julho de 1991. Redigiu guiões, diálogos e adaptações para televisão.
Vencedor de inúmeros prémios, Mário de Carvalho possui uma bibliografia extensa que inclui, entre outras obras, “Contos da Sétima Esfera”, “Casos do Beco das Sardinheiras”, “Fabulário”, “Era uma Vez um Alferes”, “Contos Soltos”, “Água em Pena de Pato”, “Apuros de um Pessimista em Fuga” ou “Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina”.

19.6.2006 - 17:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.