Conta Loios

cultura

Seminário na Moita
Paleontologia e Arqueologia do Estuário do Tejo

Seminário na Moita<br>
Paleontologia e Arqueologia do Estuário do Tejo Hoje, dia 19 de Abril, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, vai receber, entre as 10 e as 18 horas, o “V Seminário de Paleontologia e Arqueologia do Estuário do Tejo”, uma iniciativa promovida pelo Centro Português de Geo-História e Pré-História, com o apoio da Câmara Municipal da Moita.

O Estuário do Tejo integra um vasto leque de zonas que guardam um património de grande valor geológico, paleontológico e arqueológico que importa divulgar. Se considerarmos a Península de Setúbal como parte integrante da “Região” do Estuário do Tejo, verifica-se a existência de vestígios de dinossauros na Arrábida, de mamíferos e tubarões do Miocénico nas Arribas Fósseis da Costa da Caparica e de Cacilhas. Destacam-se, a norte, os Mastodontes e os Crocodilos do Miocénico de Lisboa e os elefantes (já do Plistocénico, encontrados em Santo António do Tojal).
A nível arqueológico, há a destacar uma ocupação humana que remonta ao Paleolítico, nomeadamente as estações da Base Aérea do Montijo, da Cascalheira e do Alto da Pacheca, em Alcochete, e as estações de Santo Antão do Tojal, em Loures. Do Neolítico, destaca-se, na Margem Sul, a Ponta da Passadeira, no Barreiro, a Conceição e Cascalheira, em Alcochete, e a Gruta da Figueira Brava, do Paleolítico, as grutas artificiais (Hipogeus), da Quinta do Anjo, em Palmela, e a Lapa do Fumo, em Sesimbra. De realçar também a importância fenícia, romana e árabe em sítios como o Almaraz, o Escatelar, o Creiro e o Castelo de Palmela.
As inscrições para este seminário poderão ser feitas através dos seguintes contactos:
Centro Português de Geo-História e Pré-História
Web: http://cpgp.planetaclix.pt
E-mails: spaestuariotejo@gmail.com e cpgp@clix.pt
Tlm: 96 299 76 54

Câmara Municipal da Moita:
Web: www.cm-moita.pt
T:
212806700 (ext: 2706)

19.4.2008 - 0:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.