Conta Loios

cultura

Seixal expõe Olaria Romana no Museu Nacional de Arqueologia

Seixal expõe Olaria Romana no Museu Nacional de ArqueologiaO Seixal inaugura no Museu Nacional de Arqueologia, na quinta-feira, dia 19 de Março, a exposição Quinta do Rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo (Corroios, Seixal).

A exposição, patente até Novembro de 2009, integra uma réplica de um dos fornos da olaria da Quinta do Rouxinol à escala natural, preenchido com reproduções fiéis de ânforas e loiça doméstica recolhida no sítio, de modo a clarificar as suas características e modo de utilização.

O programa desta exposição tem como objectivo apresentar o sítio arqueológico, enquadrando-o devidamente nos mecanismos da economia local e imperial romana, de modo a explorar o seu potencial enquanto elemento mediador da transmissão de conhecimentos sobre a temática dos centros produtores de cerâmica na época.

Com este projecto e com o investimento cultural que permitiu a execução e montagem da exposição, a Câmara Municipal do Seixal, pretende dar continuidade ao estudo e divulgação do mais importante sítio arqueológico do concelho -classificado como Monumento Nacional desde 1992-, bem como do diversificado espólio que enriqueceu o seu acervo.

A exposição “Quinta do Rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo” decorre em parceria entre o Ecomuseu Municipal do Seixal e o Museu Nacional de Arqueologia, num projecto apoiado pelo Instituto dos Museus e da Conservação.

Museu Nacional de Arqueologia
Mosteiro dos Jerónimos
(Galeria de Exposições Temporárias)

Foto CMS

16.3.2009 - 12:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.