Conta Loios

cultura

PALMELA - “Freires, Guerreiros, Cavaleiros”
Inscrições abertas para o VI Encontro sobre Ordens Militares
. Em Palmela confluência de investigadores de todo o mundo

PALMELA - “Freires, Guerreiros, Cavaleiros”<br>
Inscrições abertas para o VI Encontro sobre Ordens Militares<br>
. Em Palmela confluência de investigadores de todo o mundo Estão abertas as inscrições para a participação no VI Encontro sobre Ordens Militares, a decorrer em Palmela entre 10 e 14 de Março, sob o tema “Freires, Guerreiros, Cavaleiros”.

Com um conjunto de sete dezenas de oradores, provenientes de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, o Encontro, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, permitirá actualizar o conhecimento que temos, hoje, sobre o papel dual destes homens que, um pouco por todo o mundo, se dedicaram, simultaneamente, à fé e à guerra.

Além das comunicações, o programa integra um conjunto de momentos de interesse geral. São exemplo uma sessão-debate sobre “Ordens Militares e Literatura Actual”, com a presença de historiadores, escritores e editores portugueses e espanhóis; a apresentação do «Dictionnaire Européen des Ordres Militaires au Moyen Âge”, pelos Professores Doutores Nicole Bériou e Philippe Josserand, coordenadores da obra, que contou com a participação de especialistas portugueses; e o lançamento do livro “Ordens Militares e Religiosidade”, que compila os textos apresentados no 9º Curso sobre Ordens Militares, com apresentação pelo Professor Doutor José Mattoso, a quem é dedicada a edição.

Mesas-redondas, debates, visitas de estudo, animação musical e a assinatura de um conjunto de acordos de colaboração entre o Município de Palmela e vários municípios e instituições com ligações às Ordens Militares em Portugal são mais alguns dos pontos de interesse do programa, que conta com oradores de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Hungria, Brasil e Estados Unidos da América.
Palmela, sede histórica da Ordem de Santiago até à sua extinção no séc. XVIII, continua a afirmar-se enquanto ponto de confluência de investigadores de todo o mundo. O primeiro Encontro sobre Ordens Militares decorreu em 1989 e, desde então, a Câmara Municipal tem promovido vários cursos, encontros e simpósios, dos quais tem resultado uma riquíssima produção bibliográfica. Através do GEsOS - Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a autarquia continua a promover o incremento e a divulgação da pesquisa das Ordens Militares, profundamente enraizadas na historiografia portuguesa.

As inscrições devem ser realizadas junto do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, Município de Palmela, Largo do Município, 2954-001 Palmela ou através do e-mail patrimonio.cultural@cm-palmela.pt. O custo é de 20 euros para o público em geral, com redução de 50% para sócios do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela e para alunos e professores de fora do concelho. Professores que leccionem no concelho e alunos que residam ou estudem no concelho de Palmela têm entrada gratuita. Mais informações através do telefone 212336640.

1.2.2010 - 1:47

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.