Conta Loios

autarquias

Acostagem de embarcações em Lisboa
Município da Moita vai assinar protocolo com APL

Acostagem de embarcações em Lisboa <br />
Município da Moita vai assinar protocolo com APL A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), com o propósito de serem disponibilizados, gratuitamente, pontos de acostagem na cidade de Lisboa para as embarcações tradicionais municipais.

De modo a promover as embarcações tradicionais do Tejo, enquanto parte de um património associado à história e identidade dos municípios ribeirinhos, a APL pretende promover o acesso das embarcações municipais aos locais de acostagem que estão sob a sua gestão, na cidade de Lisboa: docas de Alcântara, Santo Amaro, Belém, Bom Sucesso e Pedrouços. Como tal, aquele organismo reconheceu a necessidade de estabelecer um acordo protocolar com os municípios detentores de embarcações tradicionais do Tejo, integrados na sua área de jurisdição, entre os quais consta o Município da Moita, de forma a definir as condições para uma utilização adequada, transparente e equilibrada dos pontos de acostagem, por essas embarcações.
A acostagem será gratuita, exceto para embarcações que estejam a operar por empresas privadas e que ficam sujeitas ao pagamento de 50% do valor das taxas devidas.
O protocolo vai ser formalizado no dia 24 de julho.

Apoio financeiro à realização das festas
As Festas tradicionais que se realizam nas diversas localidades do concelho da Moita constituem momentos altos de vivência anual das comunidades. A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, atribuir apoios financeiros às Festas Tradicionais de Sarilhos Pequenos, Rosário, Vale da Amoreira, Alhos Vedros e Baixa da Banheira, no valor total de 42 700 euros.

Apoio no âmbito da Feira Regional de Maio 2019
A Câmara deliberou, por unanimidade, atribuir um apoio no valor de 500 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, referente à prestação de serviços efetuados pela corporação durante a Feira Regional de Maio 2019.

Contratos-Programa com Instituições Sociais do concelho
A Câmara da Moita tem assumido, desde sempre, um importante papel de apoio ao Movimento Associativo Popular, bem como a Instituições Sociais, reconhecendo-os como parceiros privilegiados. Neste âmbito, foi aprovado, por unanimidade, celebrar um Contrato-Programa de Desenvolvimento Social com a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, no valor total de 8 314 euros.
A Câmara Municipal deliberou ainda, por unanimidade, a celebração de contratos-programa de desenvolvimento social, cultural e desportivo com as seguintes entidades: Ginásio Atlético Clube, Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia e Rancho Folclórico Fazendeiros da Barra Cheia e Arredores, com um valor total de comparticipação do Município de 9 629,70 euros.

A próxima reunião pública da Câmara Municipal da Moita realiza-se a 25 de julho, pelas 21:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

12.07.2019 - 11:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.