Conta Loios

autarquias

Palmela - 228 novos contentores para separação de resíduos
AMARSUL reforça recolha seletiva no concelho

Palmela - 228 novos contentores para separação de resíduos <br />
AMARSUL reforça recolha seletiva no concelhoConsiderando que a Península de Setúbal está abaixo da média nos números da reciclagem e que Portugal, de acordo com a União Europeia, corre o risco de não cumprir as metas de reciclagem definidas para 2020, os municípios da região e, no caso concreto, Palmela, têm pressionado a AMARSUL para o reforço da resposta, solicitando a instalação de mais ecopontos e ilhas ecológicas nas cinco freguesias.

A AMARSUL distribuiu, recentemente, 228 novos contentores para separação de resíduos em vários pontos do Concelho de Palmela, encontrando-se a decorrer a execução das respetivas gares.
Considerando que a Península de Setúbal está abaixo da média nos números da reciclagem e que Portugal, de acordo com a União Europeia, corre o risco de não cumprir as metas de reciclagem definidas para 2020, os municípios da região e, no caso concreto, Palmela, têm pressionado a AMARSUL para o reforço da resposta, solicitando a instalação de mais ecopontos e ilhas ecológicas nas cinco freguesias.

A opção da empresa por contentores de 1.100 litros continua a levantar muitas dúvidas e não corresponde, na íntegra, ao modelo que se pretendia. O Município está a acompanhar a execução das gares e tem solicitado à AMARSUL a correção de várias situações, em particular, quando a localização escolhida coloca problemas aos níveis da acessibilidade de peões e da visibilidade das/os automobilistas.

Com a consciência de que não se trata da solução ideal, a medida constitui, não obstante, um importante reforço de contentores para a recolha seletiva, que vem favorecer o aumento da reciclagem no Concelho e na região, com benefícios ambientais. Para tal, é essencial a colaboração das/os cidadãs/ãos no processo, nomeadamente, através do esmagamento das garrafas e garrafões PET, da desmontagem de caixas de cartão e outros comportamentos de cidadania. Para uma maior limpeza urbana e melhor ambiente, é necessário, cada vez mais, passar das palavras aos atos.

23.07.2019 - 00:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.