Conta Loios

autarquias

Ranking do Anuário Financeiro dos Municípios
Palmela em 10.º lugar
. Equilíbrio financeiro consolidado

Ranking do Anuário Financeiro dos Municípios<br />
Palmela em 10.º lugar <br />
. Equilíbrio financeiro consolidadoO Município de Palmela subiu para o 10.º lugar do ranking global dos municípios de média dimensão, revelado na semana passada pelo Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018. Produzido pela Ordem dos Contabilistas Certificados, este documento analisa, anualmente, a saúde financeira dos Municípios nas suas diversas componentes.

A nível distrital, Palmela ocupa a terceira posição e a nível nacional é o 14.º município com maior independência financeira. Integra, igualmente, a lista dos 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira de 2018.

Estes dados confirmam o equilíbrio financeiro do Município, fruto de uma gestão criteriosa do maior território da Área Metropolitana de Lisboa, que tem conseguido equilibrar a redução de impostos e taxas e o aumento do investimento, por exemplo, nas funções sociais, em áreas como a Educação, a Saúde ou o Ambiente. O aumento da atratividade para empresas das mais diversas áreas e o acompanhamento próximo a quem pretende investir ou reforçar a sua atividade no Concelho têm permitido a criação de um ecossistema empresarial dinâmico e de um tecido económico sólido e diversificado, assente, em grande parte, nos valores endógenos.

Os municípios são responsáveis por mais de metade do investimento público nacional e apesar da sua autonomia e de assumirem grande parte do Serviço Público essencial à qualidade de vida das populações, continuam sem ver cumprida a Lei das Finanças Locais. Não obstante, geraram, no seu conjunto, em 2018, um excedente de 466 milhões de euros.

Fonte - CMP

04.11.2019 - 10:19

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.