Conta Loios

autarquias

Seixal disponibiliza 4% do orçamento para a cultura
Município salienta papel da cultura como pilar da democracia

Seixal disponibiliza 4% do orçamento para a cultura<br />
Município salienta papel da cultura como pilar da democracia . Seixal pede ao Governo que disponibilize pelo menos 1% do Orçamento de Estado para a Cultura

A Câmara Municipal do Seixal lança o apelo ao Governo para que apoie a cultura em Portugal, considerando que o Orçamento de Estado para o próximo ano deve atribuir pelo menos 1% da verba para valorizar um dos pilares da democracia, a cultura. Uma área que tem merecido forte atenção do Município e que no Orçamento para 2020 foi contemplada com 4% do montante global (cerca de 105 milhões de euros).

Esta tomada de posição da Câmara do Seixal, “pela democratização da cultura e o acesso de todos à fruição e criação cultural”, foi aprovada na reunião desta tarde (7 de novembro), na qual foram também aprovadas diversas comparticipações financeiras a associações do concelho.

“Temos assumido, nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento, o desenvolvimento participado de uma estratégia de intervenção cultural assente na democratização do acesso à criação e fruição das artes e cultura, e na participação dos agentes locais na programação da oferta cultural do município, na preservação e valorização do património material e imaterial do concelho, no desenvolvimento da rede municipal de equipamentos culturais e na consolidação e ampliação da oferta cultural, bem como no acolhimento e apoio a eventos de âmbito nacional e internacional que garantem qualidade e diversidade da oferta”, afirmou Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, para quem a valorização da cultura, através das artes, da leitura pública e do património coletivo são pilares fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertença à comunidade.
São disso exemplo iniciativas já com tradição e visibilidade consolidada como o Festival Internacional SeixalJazz, o Festival de Teatro ou a Mostra Cultural Associativa, o Drive In Arte, e também novas iniciativas como o Festival de Street Art, o Festival do Maio, o Fado Food Fest, entre outras.
Joaquim Santos concluiu que “reflexo desta dinâmica foi, por exemplo, o reconhecimento da SPA com a atribuição à Câmara Municipal do Seixal do Prémio Melhor Programação Cultural Autárquica em 2017.”
Para qualificar equipamentos, potenciando o desenvolvimento da sua atividade em prol da população, foram também aprovados diversos protocolos, contratos-programa e comparticipações financeiras, no valor total de cerca de 95 mil euros, a coletividades e associações do movimento associativo do concelho.

Destaque para a aprovação da comparticipação financeira no valor de cerca de 30 mil euros a diversas entidades que desenvolvem respostas sociais e dispositivos de apoio a pessoas idosas, para apoiar a realização de obras de conservação e manutenção dos seus edifícios.
Também a Associação Náutica do Seixal viu aprovado o contrato-programa com o município para o desenvolvimento da náutica de recreio e promoção do turismo, com respetiva comparticipação financeira, no valor de 25 mil euros.

07.11.2019 - 19:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.