Conta Loios

autarquias

Conhecer o importante trabalho realizado na preservação do património naval
Presidente da Câmara Municipal da Moita recebido na cidade basca de Pasaia

Conhecer o importante trabalho realizado na preservação do património naval<br />
Presidente da Câmara Municipal da Moita recebido na cidade basca de Pasaia Na sequência da participação da Associação Basca Albaola e de representantes do município de Pasaia no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no concelho da Moita, a Câmara Municipal da Moita foi convidada a visitar aquela localidade basca e a conhecer o importante trabalho ali realizado na preservação do património naval, bem como o trabalho preparatório do Festival Marítimo de Pasaia que, em 2020, terá Portugal como país convidado.

Esta visita decorreu no quadro da estreita colaboração que tem vindo a ser estabelecida entre as duas localidades, partindo do objetivo comum de preservação do património náutico e da construção naval.

O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, foi recebido no dia 4 de dezembro, na sede do município de Pasaia, pela “Alcaldesa” Izaskun Gómez. A edil basca ofereceu à Câmara da Moita uma gravura e várias publicações sobre a história local. Rui Garcia fez questão de retribuir com a oferta de uma publicação e de uma pintura relativa ao Cais da Moita.

Ambos os autarcas realçaram a importância da história e tradição marítima que une as suas regiões, ficando em aberto um trabalho conjunto, com a participação no Festival Marítimo de Pasaia e também no projeto Moita Património do Tejo.
No âmbito desta visita, a delegação portuguesa teve ainda oportunidade de conhecer o trabalho realizado na Factoria Maritima Vasca e o seu projeto de construção da réplica do galeão “San Juan”.

05.12.2019 - 15:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.