Conta Loios

autarquias

Moita promove património fluvial em Madrid
Rui Garcia apresentou as suas tradições relacionadas com o rio

Moita promove património fluvial em Madrid<br />
Rui Garcia apresentou as suas tradições relacionadas com o rio O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, participou, no dia 22 de janeiro, no evento anual FITUR, um certame ibérico dedicado ao turismo que está a decorrer em Madrid até dia 26 de janeiro.

“Estamos a fazer tudo para preservar os barcos e a arte de os construir. Encontrámos em Pasaia uns irmãos com a mesma vontade de defender este património”, sublinhou o autarca na apresentação na FITUR.

O Presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, participou, no dia 22 de janeiro, no evento anual FITUR, um certame ibérico dedicado ao turismo que está a decorrer em Madrid até dia 26 de janeiro. A convite da Alcaldesa do Município de Pasaia, o autarca promoveu a participação portuguesa no Festival Marítimo de Pasaia, que se realiza de 28 de maio e 1 de junho.

Rui Garcia apresentou o Município da Moita e as suas tradições relacionadas com o rio, salientando que “o nosso crescimento e desenvolvimento esteve ligado aos transportes marítimos e fluviais e à construção naval”. Recordou que “este património histórico riquíssimo e identitário esteve quase a desaparecer há 50 anos. Com os transportes rodoviários, os barcos perderam a sua função económica. Orgulho-me de dizer que o Município da Moita esteve na vanguarda de um trabalho, que dura há muitos anos, de recuperação deste património, dando-lhe vida e novas funções”. Rui Garcia referiu que “hoje temos uma centena de barcos tradicionais de novo a navegar no Tejo para lazer e com uma função económica ligada ao turismo”.

“Estamos a fazer tudo para preservar os barcos e a arte de os construir. Encontrámos em Pasaia uns irmãos com a mesma vontade de defender este património”, concluiu o autarca na apresentação na FITUR.

Recorde-se que, na sequência da participação da Associação Basca Albaola e de representantes do município de Pasaia no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, no concelho da Moita, a Câmara Municipal da Moita foi convidada a visitar aquela localidade basca e a conhecer o importante trabalho ali realizado na preservação do património naval, bem como o trabalho preparatório do Festival Marítimo de Pasaia que, em 2020, terá Portugal como país convidado. No âmbito da parceria entre os dois municípios, o concelho da Moita será o convidado português no Festival Marítimo de Pasaia.

De salientar que o Presidente da CMM convidou a Alcaldesa do Município de Pasaia a visitar o concelho da Moita a 4 e 5 de março, ocasião em que será assinado um protocolo de parceria no âmbito da preservação da construção naval tradicional

24.01.2020 - 00:35

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.