Conta Loios

autarquias

CATICA - Centro Comunitário de Coina (Barreiro).
Câmara de Palmela atribui apoio ao CATICA por resposta social na Quinta do Anjo

CATICA - Centro Comunitário de Coina (Barreiro).<br />
Câmara de Palmela atribui apoio ao CATICA por resposta social na Quinta do Anjo No contexto da atual pandemia causada pela COVID-19, este recurso revela-se crucial numa resposta pronta e imediata a qualquer situação de emergência que necessite de um apoio formal e regular, como é exemplo o Serviço de Apoio Domiciliário.

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião de 8 de maio, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 700€, destinado a apoiar a atividade do CATICA - Centro Comunitário de Coina (Barreiro).

Criado em 1984 para responder às necessidades da comunidade local, o CATICA disponibiliza as valências de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, para além de outras respostas que assegura no âmbito da inclusão. Pela sua localização geográfica, o CATICA responde também às necessidades de um conjunto de famílias da freguesia de Quinta do Anjo, apoiando 14 pessoas idosas residentes no Bairro Alentejano, Bairro dos Marinheiros, Bairro Assunção Piedade, Cabanas e Estrada Norte Sul da Autoeuropa.

No contexto da atual pandemia causada pela COVID-19, este recurso revela-se crucial numa resposta pronta e imediata a qualquer situação de emergência que necessite de um apoio formal e regular, como é exemplo o Serviço de Apoio Domiciliário. Por diversos momentos, no quadro de uma ação concertada, foi solicitada a intervenção desta IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social para uma resposta a situações urgentes.

Com a atribuição deste apoio, o Município tem em conta que o quadro de constrangimento financeiro que há muito afeta a maior parte das IPSS é agravado pela atual situação de pandemia e reconhece que este contexto único não tem fronteiras, sendo crucial uma verdadeira colaboração entre entidades de concelhos limítrofes, bem como a concertação de esforços para uma resposta rápida e eficaz. Destaca também a importância da intervenção de todas as IPSS, entre elas o CATICA, enquanto recurso fundamental na prestação de serviços junto das comunidades fragilizadas.

11.05.2020 - 10:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.