Conta Loios

autarquias

Um milhar de fotografias e pequenos textos
Site de internet demonstra a evolução do concelho de Setúbal

Um milhar de fotografias e pequenos textos<br />
Site de internet demonstra a evolução do concelho de Setúbal Um novo site de internet, que demonstra a evolução do concelho de Setúbal ao longo dos anos através de mais de um milhar de fotografias e pequenos textos, é lançado amanhã.

O site “Setúbal: Ontem Hoje e o Futuro”, concebido pela Câmara Municipal de Setúbal, centra-se no ímpeto transformador deste século nas mais diversas áreas, mas mostra igualmente o legado deixado pelo fotógrafo Américo Ribeiro quando, durante décadas, percorreu as ruas da cidade para captar imagens que ficaram para memória futura.

Para fazer esta viagem no tempo e no espaço basta aceder, a partir de amanhã, a https://setubal-ontemhojefuturo.pt/ e explorar os menus Equipamentos, Imagem Urbana, Obras e Acontecimentos, Legado Imaterial e Com os Olhos no Futuro para visitar ruas, bairros e monumentos, espaços verdes e praias, hábitos e projetos futuros.

Após entrar em cada um destes menus, é possível aceder a galerias de imagens, das antigas às mais atuais, através dos botões Passado, Ontem, Timelapse e Hoje.

O timelapse mostra, lado a lado, fotografias que permitem fazer a comparação das transformações ocorridas ao longo dos anos no mesmo equipamento, monumento ou espaço público.

No menu Equipamentos estão os estádios de evolução de instalações geridas pela autarquia na área da cultura, desporto, educação, ambiente, economia, turismo, direitos sociais, segurança e juventude, bem como os Paços do Concelho, edifícios Sado e dos Ciprestes e Parque Municipal de Poçoilos.

A transformação ocorrida nos últimos anos está também patente nos menus Obras e Imagem Urbana, como são os casos da requalificação urbana de vários bairros e da rede viária do concelho e o embelezamento do espaço urbano com peças de arte urbana e intervenções artísticas em murais.

A panóplia de eventos que decorrem ao longo do ano está patente em Acontecimentos e o Legado Imaterial mostra o que vai ficar para as gerações vindouras como resultado das diversas atividades e projetos desenvolvidos no concelho.

O futuro Parque Urbano da Várzea, a requalificação da Praça de Bocage e o Terminal Interface de Setúbal são exemplos de projetos que são dados a conhecer, através de imagens virtuais, no menu Com os Olhos Postos no Futuro.

Há, igualmente, um espaço dedicado ao contributo da comunidade que é desafiada a enviar fotografias antigas e atuais do mesmo local para enriquecer a biblioteca de imagens do site.

05.06.2020 - 18:41

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.