Conta Loios

autarquias

Na reunião da Câmara Municipal da Moita
Aprovados concursos para obras de requalificação do espaço público e equipamentos
. Palacete dos Condes de Sampayo vai ser restaurado

Na reunião da Câmara Municipal da Moita<br />
Aprovados concursos para obras de requalificação do espaço público e equipamentos <br />
. Palacete dos Condes de Sampayo vai ser restaurado<br />
Na reunião da Câmara Municipal da Moita, realizada a 22 de julho, foram aprovados os concursos públicos para a execução de três importantes obras de requalificação do espaço público e equipamentos, designadamente a “Intervenção de Conservação e Restauro no Edifício do Palacete dos Condes de Sampayo, Alhos Vedros-1ª fase”, a “Reconversão Viária para zona 30 da EX-EN 11-1 Baixa da Banheira” e o “Programa Municipal de Repavimentações”.

Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU, no domínio da Regeneração Urbana, esta intervenção faseada no edifício histórico visa a sua reabilitação e conservação na perspetiva da futura inclusão numa estrutura museológica municipal que o Município da Moita pretende integrar na Rede Portuguesa de Museus.

Sendo o edifício contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros, pretende-se ainda, com esta intervenção, ampliar as valências multifuncionais do Moinho, de modo a que o conjunto edificado possa assumir-se como um polo dinamizador do Largo do Descarregador e da vila de Alhos Vedros, fomentando uma utilização plena do espaço envolvente e criando, assim, um foco de interesse e atração.
O projeto aprovado tem um valor estimado de execução, para esta fase da obra, de 758.006 euros.
A deliberação foi aprovada por unanimidade.

Reconversão viária da Ex-Estrada Nacional
A “Reconversão Viária para Zona 30 na Ex-Estrada Nacional 11-1 da Baixa da Banheira”, atualmente a principal ligação entre os núcleos urbanos dos concelhos da Moita e do Barreiro, visa a acalmia do tráfego automóvel, a redução da velocidade e a criação de baias de paragem de autocarro fora da faixa da rodagem, o aumento dos lugares de estacionamento e das áreas de passeio, bem como a melhoria das condições das infraestruturas existentes e das condições arbóreas, de modo a reduzir as emissões de CO2. A área de intervenção, com cerca de 2,8ha, abrange a extensão da ex-Estrada Nacional, desde a Rotunda do Emigrante até ao entroncamento com a Rua Henrique Amado, no limite do concelho da Moita.
Esta intervenção, que implica um investimento de 1.518.132 euros, insere-se no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, no domínio da Mobilidade Sustentável, e será cofinanciada por fundos comunitários, no âmbito do programa Operacional Regional de Lisboa (Portugal 2020).
A deliberação foi aprovada por maioria.

Programa Municipal de Repavimentações com investimento de 2 milhões de euros
O projeto, aprovado por unanimidade, para a execução do “Programa Municipal de Repavimentações” implica um investimento de 2.182.540 euros. A Câmara Municipal desenvolveu um levantamento exaustivo dos arruamentos municipais que necessitam de ser reabilitados no curto e médio prazo, de modo a conferir as condições necessárias de segurança e conforto para os utilizadores. No âmbito deste trabalho, foi também efetuada uma avaliação das infraestruturas de abastecimento de água existentes nos troços a intervencionar.

Mais de 50 mil euros para Ação Social Escolar
Na mesma reunião, foram aprovados, por unanimidade, os critérios de atribuição de Auxílios Económicos, fornecimento de alimentação e transferência de verbas para o ano letivo 2020/21, no âmbito da Ação Social Escolar para o Ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico. Foi aprovada a transferência de um valor total de 50.741 euros, para todos os agrupamentos de escolas.

23.07.2020 - 13:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.