Conta Loios

autarquias

Moita - Integração de Migrantes
Câmara assinala conclusão do PMIM com iniciativa online

Moita - Integração de Migrantes <br />
Câmara assinala conclusão do PMIM com iniciativa online<br />
O PMIM surgiu no seguimento do desafio lançado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) aos municípios, com o propósito de se associarem a uma nova etapa de políticas de acolhimento e integração de migrantes em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos.

A Câmara Municipal da Moita vai assinalar, de 10 a 14 de agosto, a conclusão da operação cofinanciada no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM) “Um Só Mundo” com um conjunto de publicações nas páginas www.cm-moita.pt e facebook.com/cmmoita. O PMIM surgiu no seguimento do desafio lançado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) aos municípios, com o propósito de se associarem a uma nova etapa de políticas de acolhimento e integração de migrantes em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos. Em resposta ao desafio lançado e em alinhamento com o trabalho já desenvolvido na área das migrações, o Município da Moita apresentou uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), constituindo-se como entidade promotora do PMIM “Um Só Mundo” e contando com parceria formal da Fundação Santa Rafaela Maria, Centro Social O Bom Samaritano, Associação Cabo-verdiana do Vale da Amoreira e MIORITA – Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos.

No início do PMIM, foi promovido um processo de diagnóstico participado que contou com a colaboração de cidadãos migrantes e entidades locais e que se assumiu como a base do Plano Municipal construído.

Durante estes três anos, foram realizadas 28 ações de diagnóstico e 67 atividades, cujo principal objetivo foi conhecer e valorizar a diversidade cultural existente no concelho da Moita, promovendo o envolvimento de todos os atores na definição e concretização de políticas de acolhimento para uma efetiva integração da comunidade migrante, construindo, em conjunto, um concelho coeso e de bem-estar à beira Tejo. Sessões de formação e informação, ações promotoras da empregabilidade, divulgação das entidades e respostas existentes, duas edições do Festival “Um Só Mundo pela Tolerância” foram algumas das muitas iniciativas promovidas ao longo destes três anos.

Estando prevista a conclusão do projeto candidatado do PMIM a 16 de agosto de 2020, a Câmara da Moita irá dar continuidade às atividades que forem consideradas necessárias, de modo a responder às necessidades identificadas. Nesse sentido, apesar da conclusão da operação cofinanciada do PMIM, prevê-se continuar o trabalho que se tem vindo a desenvolver, com o envolvimento da comunidade e parceiros, com o propósito de construir “Um Só Mundo”.

05.08.2020 - 17:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.