Conta Loios

autarquias

Município de Grândola vê aprovada candidatura
de mais de 245 mil euros para valorização do Turismo de Natureza

Município de Grândola vê aprovada candidatura <br />
de mais de 245 mil euros para valorização do Turismo de Natureza Este investimento vai permitir ao Município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres, com a criação de novos percursos, bem como a reestruturação/requalificação dos já existentes, compreendendo um total de 13 percursos no concelho, perfazendo mais de 180 Km .

Foi aprovada ao quadro de fundos europeus Portugal 2020, a candidatura designada - Valorização do Património Natural – Percursos Pedestres, no valor de 245.665,56€ (+ IVA), comparticipada em 75 % pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Este investimento vai permitir ao Município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres, com a criação de novos percursos, bem como a reestruturação/requalificação dos já existentes, compreendendo um total de 13 percursos no concelho, perfazendo mais de 180 Km e respetivas áreas de descanso/abastecimento dotadas de equipamentos que permitam aos amantes da prática uma maior fruição do espaço natural. Para além destas intervenções estão previstas a instalação de 5 estações de serviço de BTT, a instalação de WC com acesso universal a utilizadores de mobilidade reduzida no Ecoparque Montinho da Ribeira, bem como a instalação de uma estação de alongamentos no mesmo local. O geocaching será também uma componente presente em toda a rede de percursos.
~
Com vista a incentivar a prática de birdwaching está prevista a instalação de um segundo abrigo de observação de aves junto à Lagoa de Melides, um importante ponto de residência e passagem de aves migratórias, consistindo um dos mais importantes ecossistemas do concelho.

Esta aposta do Município tem como objetivo combater a sazonalidade, através da captação de visitantes e turistas por via da oferta de turismo natureza, em articulação com a oferta gastronómica e de património construído, na primavera e outono, e mesmo no inverno, bem como promover a compatibilização das atividades turísticas com a preservação e conservação dos ecossistemas e dos habitats em presença.

A divulgação será efetuada numa lógica integrada de projeção de toda a oferta turística do concelho de Grândola, com a criação de uma aplicação (APP) para a promoção e divulgação da rede de percursos pedestres, do património natural, cultural e gastronómico, bem como o desenvolvimento e lançamento do Guia de Natureza de Grândola.

15.09.2020 - 13:17

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.