Conta Loios

autarquias

Setúbal - Vacinação gratuita da gripe de milhar e meio de munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.
Câmara celebra protocolo com Associação Dignitude

Setúbal - Vacinação gratuita da gripe de milhar e meio de munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.<br />
Câmara celebra protocolo com Associação Dignitude A Câmara Municipal de Setúbal aprovou hoje, em reunião pública, a celebração de um protocolo com a Associação Dignitude para vacinação gratuita da gripe de milhar e meio de munícipes com idade igual ou superior a 65 anos.

O compromisso de Setúbal enquanto Município Embaixador da Vacinação é o de “fazer a advocacia e promover a literacia na vacinação, colaborar na concretização de oportunidades de vacinação e contribuir para a cobertura universal da vacinação”.

Perante a realidade pandémica atual, município sublinha “a importância do reforço da cobertura da vacinação contra a gripe sazonal, de forma a minimizar a coexistência desta com a Covid-19”.

A Dignitude, instituição particular de solidariedade social, é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, o qual, no contexto da pandemia, empreendeu uma resposta inovadora denominada “Emergência abem: COVID-19" para potenciar uma resposta solidária mais alargada aos desafios e problemas gerados pela doença.

Um acordo existente entre o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias dita o alargamento e diversificação dos locais de vacinação contra a gripe sazonal às farmácias. Já o Programa Vacinação SNS Local “exige o envolvimento dos municípios através do pagamento de 90 por cento dos custos de administração das vacinas”, sendo o remanescente assegurado pelo Fundo de Emergência COVID-19 da Associação Dignitude, no âmbito da resposta “Emergência abem: COVID-19”.

Deste modo, o município de Setúbal materializou com a Associação Dignitude o Programa “Vacinação SNS Local”, que garante a vacinação gratuita a milhar e meio de munícipes, com idade igual ou superior a 65 anos, através de uma comparticipação financeira da autarquia no valor total de 3375 euros.

A autarquia comparticipará, “em regime de complementaridade” com a Dignitude, “90 por cento do preço da administração de vacinas contra a gripe” a beneficiários do Programa Vacinação Local, por farmácias comunitárias, “até um valor máximo de 2,25 euros” por ato de vacinação.

Estão abrangidos por este acordo os munícipes de Setúbal com idade igual ou superior a 65 anos aos quais seja administrada vacinação gratuita contra a gripe em farmácias comunitárias do concelho de Setúbal. Os beneficiários têm o direito à livre escolha das farmácias abrangidas pelo âmbito estabelecido.

O Programa Vacinação SNS Local visa a vacinação contra a gripe sazonal de, pelo menos, 150 mil portugueses, com idade igual ou superior a 65 anos, exatamente nas mesmas condições em que é realizada nos cuidados de saúde primários.

21.10.2020 - 21:55

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.