Conta Loios

autarquias

Barreiro -Tarifário Social «automático» dos Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos para o ano de 2021
Apoia 6.791 beneficiários com a isenção da tarifa fixa da Água

Barreiro  -Tarifário Social «automático» dos Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos para o ano de 2021<br />
Apoia 6.791 beneficiários com a isenção da tarifa fixa da Água No passado dia 18 de novembro, o município do Barreiro aprovou em reunião de Câmara ordinária a proposta de Adesão e posterior Aplicação do Tarifário Social “automático” dos Serviços de Águas, Saneamento e Resíduos para o ano de 2021. Traduzindo-se assim num dos primeiros concelhos do país a aprovar este tarifário.

Num investimento que tem em vista um apoio social concreto para munícipes com carências económicas comprovadas, e em especial, com o período de crise socioeconómica que Pandemia do COVID-19 tem vindo a acentuar, o Município do Barreiro irá assim apoiar de forma automática 6.791 beneficiários (Utilizadores Domésticos) com a isenção da tarifa fixa da Água, e um desconto de 25% das tarifas variáveis para consumos até 10m3 em todos os serviços: Águas, Saneamento e Resíduos. Lembrando que atualmente beneficiavam do Tarifário Social em vigor 176 beneficiários, com um apoio na ordem dos 6 mil euros, com esta aprovação existe um aumento de 6.615 novos beneficiários deste Tarifário num investimento de cerca de 380 mil euros.
Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, João Pintassilgo, que tem a seu cargo o pelouro dos Serviços das Águas, Saneamento e Resíduos, esta é uma medida que tem em vista a consagração da lei que a regula o Tarifário Social, mas acima de tudo passa por ser uma medida da maior equidade para os barreirenses, permitindo assim um maior acesso a este recurso natural, e que se encontra definido no objetivo nº 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a um custo mais acessível para o maior número possível de munícipes barreirenses.
Frederico Rosa, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, define que desde o inicio do mandato tem havido por parte do executivo camarário e demais autarcas, um sentimento de alargar ao máximo os apoios à população que apresenta maiores fragilidades económicas, bem como, ao próprio movimento social e associativo. Em especial, lembra que esta medida é deveras importante para os barreirenses que mais o necessitam, e orgulha-se que Município esteja à altura de prestar a melhor resposta, a um período em que as carências económicas vão certamente aumentar.

Passar do desejo à concretização de uma medida justa socialmente, facilitando a manutenção a um bem essencial à vida, sem menosprezar o necessário equilíbrio de recursos naturais e financeiros, foi o resultado de um complexo e esforçado trabalho de trabalhadores do Departamento Águas e Higiene Urbana com quem os Barreirenses podem contar.

Fonte - Gabinete do Vice Presidente CMB, João Pintassilgo.

26.11.2020 - 12:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.