Conta Loios

autarquias

João Pintassilgo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro
InfraStress é um projeto relevante pois junta a segurança e sobrevivência das populações

João Pintassilgo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro<br />
InfraStress é um projeto relevante pois junta a segurança e sobrevivência das populações Recebemos hoje, a noticia que na Biblioteca Municipal do Barreiro acolheu no dia 19 de abril, a apresentação do projeto europeu InfraStress, financiado pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação Horizonte 2020.

O projeto visa o aumento da capacidade de resiliência de instalações industriais e infraestruturas sensíveis expostos a ameaças ciber-físicas.

Na opinião do Vice-Presidente, João Pintassilgo, o InfraStress “é um projeto relevante pois junta duas perspetivas: considerar a segurança do ponto de vista global (a segurança e sobrevivência das populações), e a proteção das infraestruturas consideradas críticas, nomeadamente, o sistema de abastecimento de água, em caso de sinistro”. Recordou o exercício de proteção civil Cascade 19, no qual se considerou um conjunto de acidentes nas infraestruturas, que entraram em colapso, em virtude de um acidente natural.

A apresentação do projeto foi, igualmente, realizada pelo dirigente da Divisão de Águas e Saneamento da CMB, Rui Teixeira, e pelos representantes do parceiro tecnológico INOV- Instituto de Engenharia de Sistemas, Computadores e Inovação, Gonçalo Cadete e Elisabete Carreira.

De referir que o Barreiro integra um consórcio de 27 parceiros, entre universidades, institutos de investigação e entidades públicas e privadas, de 11 países.

Entre 27 e 28 de maio, será realizada uma demonstração pública do piloto português no Barreiro (parcerias entre CMB, SGL Carbon e INOV), um dos cinco pilotos do projeto, sendo os outros o esloveno, italiano, grego e irlandês. Está prevista a realização de um filme de um exercício no âmbito deste projeto científico, com base no cenário de um sismo na SGL Carbon (produtor europeu de fibras acrílicas e precursor de fibra de carbono) e na EB1 do Lavradio, em colaboração com o Serviço de Proteção Civil do Barreiro, os Transportes Colectivos do Barreiro, a Divisão de Educação, Desporto e Associativismo e o Gabinete de Informática e Novas Tecnologias.

Foram, ainda, apresentadas as ferramentas que foram desenvolvidas no âmbito do projeto pelo INOV, nomeadamente uma aplicação móvel, com ferramentas de apoio à tomada de decisão, para ser utilizada em caso de catástrofe que poderá ser integrada no futuro na aplicação “Aqui Barreiro”.

Entre os meses de junho e setembro, o referido filme será apresentado na fase de finalização do projeto, ao Oficial do Projeto da Comissão Europeia.

Fonte - CMB

22.04.2021 - 10:45

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.