Conta Loios

autarquias

Jornadas de Reabilitação Urbana em Palmela online com mais de 100 participantes
Investimento privado determinante para a requalificação dos núcleos antigos

Jornadas de Reabilitação Urbana em Palmela online com mais de 100 participantes<br />
Investimento privado determinante para a requalificação dos núcleos antigos<br />
. Município promoveu a reflexão e discussão sobre a temática, aproximando os vários públicos, esclarecendo dúvidas e munindo as/os interessadas/os de ferramentas para atuar.

As Jornadas da Reabilitação Urbana em Palmela, que decorreram entre os dias 7 e 9 de junho, em formato digital, registaram mais de uma centena de participantes ao longo dos três dias de trabalhos.

Com esta iniciativa - integrada no Programa de Dinamização da Reabilitação Urbana das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Palmela e do núcleo antigo do Pinhal Novo – o Município promoveu a reflexão e discussão sobre a temática, aproximando os vários públicos, esclarecendo dúvidas e munindo as/os interessadas/os de ferramentas para atuar.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, abordou a importância da reabilitação urbana nos tempos atuais e o posicionamento do município nesta área, procurando impulsionar e contagiar o investimento privado, determinante para a requalificação dos núcleos antigos.

As Jornadas abordaram questões transversais da reabilitação urbana, com enfoque na realidade de Palmela, questões transversais à realidade de diferentes Municípios e, também, algumas questões de carácter mais técnico, relacionadas com a intervenção sobre o edificado existente e os desafios associados.

Participaram, no evento, proprietárias/os, promotoras/es, técnicas/os municipais de várias autarquias, profissionais da área da Arquitetura, Engenharia, Construção, entre outras/os interessadas/os.

Sob o tema central do primeiro dia - A Reabilitação e os Núcleos Antigos - as apresentações fizeram o enquadramento do que tem vindo a ser feito pelo município na área da reabilitação urbana, procurando informar e formar as/os participantes. Foram apresentadas as duas Áreas de Reabilitação de Palmela e feito o balanço das respetivas ORU, pelo Arq.º Jorge Moura e Eng.ª Rita Crespo (Município de Palmela). Foi, ainda, abordada a importância dos fundos comunitários para a regeneração urbana do Centro Histórico de Palmela, com o Dr. Joaquim Carapeto (Município de Palmela), e apresentados os Incentivos fiscais da Reabilitação urbana e instrumentos financeiros disponíveis, pela Dr.ª Teresa Machado (Município de Palmela).

O dia 8 de junho foi dominado pelo tema central “Soluções para a Reabilitação de Edifícios Antigos”. A manhã foi marcada pelas intervenções: da Eng.ª Maria do Rosário Veiga, Investigadora do LNEC, sobre os “Revestimentos para a conservação de edifícios antigos, o caso prático do Centro Histórico de Palmela”; da Eng.ª Helena Cruz, Investigadora do LNEC, sobre “Reabilitação de estruturas de madeira”, e do Arq.º Sérgio Camolas, que apresentou casos práticos de reabilitação de edifícios localizados no Centro Histórico de Palmela, com destaque para o recurso a materiais e soluções técnicas compatíveis com as tipologias construtivas existentes.

No último dia, o tema central foi “Reabilitação e Património” e contou com a intervenção do Arq. José Borges, gerente da empresa Construções Borges & Cantante, Lda e membro da direção do GECORPA – Grémio do Património, com o tema o “Desafio de intervir sobre o património construído”, demonstrando, através da apresentação de casos práticos, que não existe uma única forma de intervir dobre o património edificado. Seguiram-se as intervenções da Arqueóloga Michelle dos Santos (Museu Municipal de Palmela), que apresentou “Um exemplo de salvaguarda arqueológica integrado no projeto de Reabilitação urbana”, com a reabilitação do edifício Espaço Cidadão localizado no Centro Histórico de Palmela e do Dr. Adelino Ribeiro (MPT - Mobilidade e Planeamento do Território, Lda) sobre “Mobilidade e Acessibilidade nos Centros Históricos.

15.06.2021 - 08:39

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.