Conta Loios

autarquias

Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho
Evolução socioeconómica e a internacionalização

Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho<br />
Evolução socioeconómica e a internacionalização A evolução socioeconómica e a internacionalização de Setúbal, impulsionadas pelo contributo das empresas sediadas no território e por investimentos realizados nos últimos anos para gerar emprego, é retratada numa nova publicação municipal.

“Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho” dá título ao mais recente livro editado pela Câmara Municipal de Setúbal, o qual partilha uma análise profunda e detalhada da evolução económica de Setúbal, bem como do tecido empresarial existente no concelho.

“Nesta publicação está informação essencial sobre empresas de dimensão internacional existentes no concelho, que geram milhares de empregos e incorporam tecnologia de ponta”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na apresentação realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Navigator Company, que instalou na cidade umas das maiores máquinas de produção de papel, e a Lisnave, a qual concentra uma base tecnológica de ponta, foram algumas das empresas destacadas pela autarca, depois realçar a presença de pequenas e médias firmas sediadas no território sadino.

“Algumas destas pequenas e médias empresas setubalenses saíram para outras paragens e voltaram, anos depois, à terra onde nasceram, uma vez que o acolhimento que aqui tiveram para os projetos favorecia o desenvolvimento das ideias que tinham”, assinalou.

A dinâmica e a posição geográfica da baía fazem com que Setúbal seja um concelho atrativo para investidores. “Basta olhar para o que se passa na Sapec Bay, com a instalação de novas empresas no Parque Blue Biz, e para a presença da fábrica da Laser, um dos maiores produtores mundiais de embarcações de vela ligeira.”

A estes fatores, a autarca acrescentou o facto de o desenvolvimento turístico-económico ter potenciado “a criação de muitas novas empresas na área da restauração e hotelaria e de serviços de suporte a estes setores”.

Para Maria das Dores Meira, “Setúbal, através de uma dinâmica económica induzida expressivamente por políticas expansivas de investimento municipal, recuperou da crise que se acentuou a partir de 2011, com a intervenção da Troika”, além de “ter reduzido, em números consideráveis, o desemprego, colocando-o em patamares inéditos nos últimos 15 anos”.

Durante a apresentação pública da nova publicação, a presidente do município avançou com alguns dados sobre o retrato atual da economia e do tecido empresarial do concelho, incluindo sobre a criação de emprego.

Em junho de 2019, antes da situação pandémica, o concelho registou “o menor número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional”, desde o ano de 2004.

À semelhança do resto do país, a pandemia de covid-19 teve um efeito expressivo no mercado de trabalho em Setúbal.

Em maio 2019, o número de desempregados situava-se nos 3209. No mesmo mês do ano seguinte, subiu para os 5600. De acordo os últimos números disponíveis, referentes a maio de 2021, existem 4910 desempregados no concelho, correspondendo a uma diminuição de 690, em comparação com 2020.

Apesar da crise sanitária, “Setúbal é um dos concelhos da península onde se regista uma mais veloz redução do desemprego de 2020 para 2021”.

A autarca apontou ainda que, de acordo com dados de 2018 do Portal Pordata, o ganho médio mensal do concelho “é superior em 14 euros à média nacional”, correspondendo, “a nível local, a 1181 euros mensais e, a nível nacional, a 1167 euros”.

Maria das Dores Meira salientou também que, em Setúbal, o indicador do poder de compra per capita é de 107,5, valor “superior à média nacional”, tendo por referência o valor nacional em 2017, que se cifrava em 100.

Estes e mais dados são disponibilizados na nova publicação municipal. “Este é, pois, um livro de leitura obrigatória”, destacou a presidente da Câmara.

Igualmente presente na sessão, o diretor do Departamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e Turismo, Sérgio Mateus, destacou a pertinência do novo livro, com coordenação editorial de Nuno Marques, adjunto da vereação com o pelouro das Atividades Económicas.

“Este livro visa, sobretudo, enaltecer a riqueza do concelho e as empresas sediadas no território setubalense, as quais muito têm contribuído para a riqueza local, nacional e, em muitos casos, internacional.”

“Setúbal, uma baía aberta ao mundo – Retrato da economia no concelho”, organizada em três áreas nucleares, apresenta, no final de cada capítulo, um resumo escrito em inglês, “de forma a servir de instrumento de divulgação e captação de novos investidores, incluindo estrangeiros, para o concelho”, sublinhou Sérgio Mateus.

A publicação, com mais de duas centenas de páginas, dá conta da caraterização económica de Setúbal, do comércio de sal ao desenvolvimento turístico, e realça as 50 maiores empresas do concelho, tendo em consideração o respetivo volume de negócios, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e da Ignios.

O livro apresenta ainda matérias relacionadas com a economia setubalense, designadamente a qualificação da população e emprego, a estrutura empresarial, os setores de atividade, os espaços de acolhimento de atividades económicas e a internacionalização e posicionamento externo de Setúbal.

No final da cerimónia que juntou elementos da vereação e o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, além de convidados, Maria das Dores Meira saudou o importante contributo que as empresas a funcionar no concelho sadino têm dado para o desenvolvimento da economia nacional e internacional.

A Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do espírito de município participado, transversal a toda a atividade camarária, realiza regularmente visitas às empresas, numa lógica de proximidade e de estreitamento de laços, possibilitando um conhecimento sólido sobre a realidade do tecido empresarial do concelho.

Fonte - CMS

31.07.2021 - 20:06

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.