Conta Loios

autarquias

Semana Europeia da Mobilidade
Município de Palmela promove Mobilidade Sustentável

Semana Europeia da Mobilidade <br />
Município de Palmela promove Mobilidade Sustentável O Município de Palmela associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2021, que decorrerá de 16 a 22 de setembro, com o objetivo de sensibilizar as/os cidadãs/ãos para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, ao nível do ambiente, da saúde e da economia.

Este ano, o tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, apela à manutenção da forma física e mental e, em simultâneo, ao respeito pelo ambiente, pela nossa saúde e a das/os outras/os, ao escolher o meio de transporte.

As iniciativas “OAU´tocarro – Energia Sustentável”, em que a frota municipal circulará com a ajuda do biodiesel produzido com os Óleos Alimentares Usados; a apresentação de curtas metragens sobre mobilidade nos atendimentos públicos municipais, site e redes sociais Palmela Município; a Hora do Conto “Estórias da Mobilidade” pelo Serviço Educativo das Bibliotecas; a divulgação de boas práticas em Eco-condução; um passeio de bicicleta promovido pela TML cujo percurso integra o concelho de Palmela; a disponibilização do sistema de uso de trotinetes elétricas (BOLT) nos perímetros urbanos de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, num projeto-piloto do Município com a Palmela Desporto ou a iniciativa CP/Fertagus “Um dia com o comboio” compõem o programa que assinala a Semana Europeia da Mobilidade no concelho de Palmela.

Além destas ações e da sensibilização, recorde-se que o Município tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida, a nível nacional, pela Agência Portuguesa de Ambiente (APA). Consulte o programa completo da Semana Europeia da Mobilidade no concelho de Palmela e o guia com as orientações temáticas no site da Câmara Municipal de Palmela, em www.cm-palmela.pt. />

Programa:


16 a 22 setembro
OAU´tocarro - Energia Sustentável
Durante a Semana da Mobilidade, o biodiesel produzido com os Óleos Alimentares Usados (OAU) recolhidos no Município ajuda a abastecer os autocarros e outras viaturas da frota municipal.

16 a 22 setembro
Curtas “A Mobilidade”
Apresentação de clips/curtas metragens sobre o tema mobilidade em locais de atendimento ao público e em
www.cm-palmela.pt (a disponibilizar brevemente)


Estórias da Mobilidade - Hora do Conto
Hora do Conto alusiva ao tema da mobilidade, promovida pelo Serviço Educativo da Divisão de Bibliotecas e Património Cultural e dirigida ao 1.º ciclo do ensino básico.
Veja em: www.cm-palmela.pt (a disponibilizar brevemente)


16 a 22 setembro
Condução de bicicleta em meio urbano
Divulgação de vídeo com conselhos/boas práticas para o uso da bicicleta e circulação na estrada em segurança e com confiança.
Veja em: www.cm-palmela.pt (a disponibilizar brevemente)


16 a 22 setembro
Boas práticas em Eco-condução
Divulgação de conselhos/boas práticas sobre eco-condução, que permitem usar o automóvel de forma mais eficiente e económica.
Consulte informação em: www.cm-palmela.pt (a disponibilizar brevemente)


19 setembro (manhã)
Volta à AML em Bicicleta
Iniciativa da TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa. O percurso do Município de Palmela tem partida às 10h00, do Largo de S. João, na vila de Palmela e chegada prevista ao parque da vila, em Quinta do Conde, às 12h00.
Inscrições e percurso em www. https://www.portalviva.pt/pt/homepage/semana-da-mobilidade.aspx. /> Org: TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa

16 a 22 setembro
Metro Minuto
Mapa orientativo para o processo de deslocação pedonal na vila de Pinhal Novo.
Consulte o folheto em
www.cm-palmela.pt (a disponibilizar brevemente)


16 a 22 setembro
“O Ciclismo vai à escola”
Divulgação do projeto da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), no âmbito do qual o Município, a FCP e o Agrupamento Vertical de Escolas celebraram um protocolo de cooperação que tem como escola piloto a EB1 de Aires.

16 setembro a 8 outubro
Projeto-piloto trotinetes elétricas
Disponibilização às/aos munícipes do sistema de uso partilhado de trotinetes elétricas (BOLT) nos perímetros urbanos de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, permitindo a mobilidade elétrica no interior das localidades e no acesso às estações ferroviárias.
Org: Município de Palmela e Palmela Desporto E. M.

20 setembro
“Um dia com o comboio”
Esta ação decorre no Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Para este dia, está programada uma oferta especial de apenas um euro para viagens de ida e volta. A campanha com a oferta de bilhete a preço reduzido estará disponível na CP – Comboios de Portugal, nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra e na Fertagus em toda a linha.
Saiba mais em https://www.cp.pt/passageiros/pt/descontos-vantagens/em-destaque/dia-comboio .
Org:CP/Fertagus

13.09.2021 - 10:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.