Conta Loios

autarquias

AML identifica mais de 90 oportunidades de financiamento disponíveis para município
Estratégia Regional AML contempla criação governação multinível

AML identifica mais de 90 oportunidades de financiamento disponíveis para município<br />
Estratégia Regional AML contempla criação governação multinível No decorrer desta semana, o Sistema Metropolitano de Oportunidades de Financiamento da Área Metropolitana de Lisboa identificou e divulgou junto dos seus 18 municípios, e dos respetivos parceiros, mais de 90 fundos disponíveis, de âmbito nacional e europeu.

As oportunidades de financiamento constituem uma excelente oportunidade para os municípios desenvolverem um amplo conjunto de projetos nas áreas elegíveis, como, por exemplo, na saúde, cultura, criatividade, sociedade inclusiva, segurança civil, transição digital,
clima, energia, mobilidade, alimentação, agricultura, recursos naturais, ambiente, inovação, competitividade, coesão social e sustentabilidade demográfica.

No documento enviado aos municípios constam as condições de acesso, critérios de elegibilidade, taxas de financiamento, tipologia de despesas elegíveis, formas e montantes de incentivo, e outra documentação de suporte.
O Sistema Metropolitano de Oportunidades de Financiamento foi criado em 2016, no âmbito das competências da Área Metropolitana de Lisboa na área da gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional.

O sistema assenta na conceção de que a identificação e divulgação de informação regular sobre esta temática reduz os entraves no acesso a oportunidades de financiamento nacionais e internacionais, e que, dessa forma, estaremos a contribuir para um território metropolitano mais forte, mais inovador, mais competitivo, mais coeso, e mais capacitado.

Para além da identificação e divulgação de oportunidades de financiamento, a Área Metropolitana de Lisboa também promove, desde 2019, sessões de informação e de esclarecimento com entidades gestoras de fundos e de programas de financiamento.
O trabalho desenvolvido neste âmbito está articulado com a Estratégia Regional de Lisboa AML 2030, desenhada em parceria pela Área Metropolitana de Lisboa e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, através da qual foi
definido o quadro estratégico regional de referência para os programas e instrumentos a executar no seio da política de coesão 2021-2027, e a estratégia de desenvolvimento regional da área metropolitana de Lisboa para a década.

A Estratégia Regional de Lisboa AML 2030 contempla ainda a criação de condições para uma governação multinível e integrada das políticas públicas no território, a afetação de investimentos públicos para as grandes prioridades definidas na estratégia, a promoção da governança metropolitana e o incremento de respostas adequadas às diferenças territoriais e setoriais da área metropolitana de Lisboa.

17.09.2021 - 19:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.